sábado - 01/05/2021

Vacinação de pessoas de 58 e 59 com comorbidades é iniciada em Mossoró

Por: Edinaldo Moreno

Teve início na manhã deste sábado, 1º, a vacinação em Mossoró de pessoas de 58 e 59 anos com comorbidades contra a Covid-19, além da aplicação da segunda dose em profissionais da saúde que tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca/Oxford. Dez Unidades de Básicas de Saúde (UBS’s), além do ginásio do Serviço Social da Indústria (SESI) estiveram abertos até às 16 horas e receberam esses grupos prioritários

O coordenador de Imunização do Município, Etevaldo Lima, explicou o que essas pessoas que se enquadram nesse novo grupo que podem se vacinar neste final de semana necessita levar para tomar a primeira dose.

“Esse público deve trazer prescrição médica com indicação clínica para receber essa vacina, além de um comprovante de endereço de Mossoró e também uma cópia de documento oficial com foto”, disse.

A fisioterapeuta Daniela Villaça compareceu a Unidade Básica de Saúde Francisca Pereira de Azevedo, no bairro Liberdade 1, para receber a segunda dose da vacina da Oxford. Ela pediu para que aquelas pessoas que já receberam a primeira dose do imunizante no fim de janeiro e início de fevereiro que se desloquem para uma unidade mais próxima e tomem a segunda.

“Eu me sinto bastante privilegiada por ser uma profissional de saúde, que não é da linha de frente, mas estamos com a prioridade de tomar também a nossa vacina. Há três meses tomei a primeira dose e estou aqui hoje tomando a segunda dose. Então eu quero dizer para vocês que quem tomou a primeira, apesar de passar muito tempo para tomar a segunda, não deixa e de vir que é super importante”.

UBS Francisca Pereira de Azevedo, no bairro Liberdade 1, foi uma das dez unidades abertas neste sábado. Foto: Wilson Moreno/PMM

A moradora do bairro Liberdade 2, Cristina Jales, disse que era um momento muito esperado tomar a primeira dose. Ela relatou que tem asma e pressão alta. “Eu me sinto muito feliz. Esse momento era muito esperado por mim porque eu tenho comorbidade, sou asmática, sou hipertensa e aguardava com muita ansiedade esse momento. Estou muito feliz, muito satisfeita”, comemorou.

Outra pessoa que aguardava com muita ansiedade tomar a vacina foi o morador do Liberdade 1, Antônio Soares. Ele disse que perdeu alguns amigos e conhecidos para a Covid-19.

“Eu estava muito ansioso. A gente precisa se proteger, porque, além de eu me proteger vou proteger as pessoas que convive comigo e por onde a gente passa. Já perdemos muita gente. Eu já perdi amigos e conhecidos. Eu estava com muita ansiedade de tomar a vacina”, disse emocionado.

Antônio Soares aguardava com muita ansiedade o momento de tomar a primeira dose. Foto: Wilson Moreno/PMM

O prefeito Allyson Bezerra e a secretária de Saúde de Mossoró, Morgana Dantas, estiveram nesta manhã no ginásio do Sesi. Os dois destacaram o avanço da vacinação no município com a inclusão dessas pessoas com comorbidades.

“Com a chegada de mais doses na cidade de Mossoró da Oxford AstraZeneca estamos dando continuidade a vacinação neste momento das comorbidades 58, 59 anos, como também pessoas com síndrome de down, com comorbidades e os portadores de deficiência física, que precisa estar no Benefício de Prestação Continua, o BPC, do Governo Federal”, ressaltou a secretária.

“Estamos no aguardo e solicitando o envio de doses da Coronavac para que a gente possa avançar na segunda dose na primeira dose de outros mossoroenses também”, salientou o prefeito.

O prefeito Allyson Bezerra acompanhou a vacinação na manhã deste sábado. Foto: Wilson Moreno

Doses que chegaram na sexta-feira

Mossoró recebeu hoje (30), apenas 480 doses da vacina Coronavac e devido ao baixo quantitativa irá aguardar a chegada de mais doses para reiniciar a aplicação das segundas doses com a referida vacina do Butantan. Já quanto a vacina Astrazeneca/Oxford o município recebeu um total de 5.400 doses.

UBS’s abertas no fim de semana:

UBS Vereador Durval Costa (Walfredo Gurgel)

UBS Francisco Pereira de Azevedo (Liberdade 1)

UBS Raimundo Renê Dantas (Boa Vista)

UBS Dr. Joaquim Saldanha (Estrada da Raiz)

UBS Dr. Cid Salém Duarte (Abolição 4)

UBS Dr. José Fernandes de Melo (Lagoa do Mato)

UBS Enfermeira Conchita da Escóssia Ciarlini (Abolição 2)

UBS dr. Sueldo Câmara (Aeroporto 2 – Quixabeirinha)

Centro Clínico Evangélico Edgard Burlamaqui (Centro)

UBS Chico Costa (Santo Antônio)

UBS Dr. Agnaldo Pereira (Conjunto Vingt Rosado)