domingo - 02/05/2021

Mossoró Vacina amplia faixa etária para pessoas com comorbidades

Por: Edinaldo Moreno

A campanha Mossoró Vacina prosseguiu neste final de semana com a ampliação da faixa etária para pessoas acima de 55 anos com comorbidades. Essas pessoas receberam a primeira dose da vacina da AstraZeneca. Durante o final de semana, a vacinação ocorre mediante livre demanda nos pontos de aplicação das doses. Durante a semana em todas as 46 UBS’s mediante agendamento.

“Com a chegada de uma nova remessa da vacina AstraZeneca, Mossoró amplia a vacinação, no caso das comorbidades a partir de 55 anos. Então, de 55 a 59 anos com comorbidades, com as devidas comprovações estão recebendo as vacinas nas 11 UBSs que estão abertas nesse final de semana”, ressaltou o coordenador de Imunização do Município, Etevaldo Lima.

Uma das pessoas que aproveitou a ampliação da faixa etária foi Cátia Souza Pinto Nunes. Ela tomou a primeira dose da vacina da AstraZeneca na Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisco Fernandes da Costa, no bairro Santo Antônio.

“É muito importante que todo mundo tome a vacina, principalmente as pessoas que tem problema de saúde como eu. Sou hipertensa, tenho diabetes e ainda obesidade. É muito importante que todo mundo tome e que não vá na onda que tem gente que diz que a vacina não faz efeito e não vou tomar. Pessoal tome que a doença é grave e faça a parte de vocês fique em casa porque não é brincadeira”, disse a mulher que tem hipertensão e diabetes.

A idosa Maria Gorete tomou na manhã deste domingo a segunda dose da vacina contra a Covid. Foto: Wilson Moreno

A idosa Maria Gorete do Nascimento tomou na manhã deste domingo a segunda dose do imunizante. A senhora de 65 anos disse que contraiu o vírus no ano passado e endossou a importância da imunização.

“A importância é uma precaução para que a gente possa ficar imunizado e evitar a contaminação, apesar de eu já ter tido. Eu aconselho que todo mundo tome e se vier a ser contaminado é uma coisa mais lenta, mas que vale a pena. Até hoje eu tenho sequela. Fiquei com problema no olfato e paladar”, contou.

A vacinação deste público obedeceu a norma técnica do Ministério da Saúde vacinando pessoas das seguintes comorbidades: Diabetes Melitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial, Doenças Cardiovasculares, Doença Cerebrovascular, Imunossuprimidos, Anemia Falciforme, Obesidade mórbida, Doenças renais crônica.

As pessoas contempladas nos grupos das comorbidades deverão apresentar documento oficial com foto e cópia de qualquer comprovante que demonstre ter a comorbidade alegada e que consta na lista.

UBS Chico Costa abriu neste domingo para a continuidade da vacinação. Foto: Wilson Moreno/PMM

GRÁVIDAS E PUÉRPERAS

O coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Etevaldo Lima, confirmou que nesta segunda-feira, 3, vai iniciar a vacinação para grávidas e puérperas, que são aquelas mulheres com até 45 dias pós parto.

“A partir desta segunda-feira as gestantes e puérperas, que são aquelas mulheres com até 45 dias pós-parto, que estão com comorbidades vão ter direito de receberem a vacina. Gestantes e puérperas com comorbidades elas têm direito a vacinação a partir dos 18 anos. É importante levar essas comprovações e aquelas que já fazem o acompanhamento nas unidades já tem o cadastro e as equipes já sabem quem são e vão aplicar essa vacina.

Etevaldo Lima destaca ainda que esse público que tomou a vacina da Influenza tem de esperar um período para receber a vacina contra o novo coronavírus.

“É importante destacar que aquelas que tomaram a vacina da Influenza elas têm de esperar um período de 14 dias para poder estarem recebendo a vacina da Covid-19”, concluiu.