sábado - 12/02/2022

Vacinação contra a Covid-19 segue acontecendo neste sábado e domingo

Por: Maricelio Almeida

Os mossoroenses que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 ou que ainda não completaram o seu esquema vacinal têm à disposição três pontos de vacinação neste fim de semana. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Maria Soares da Costa (ao lado da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, do bairro Alto de São Manoel) e Chico Costa (ao lado da UPA do Santo Antônio, seguem abertas neste sábado (12) e domingo (13) das 8h às 16h, assim como o Partage Shopping, das 10h às 18h (sábado) e das 11h às 18h (domingo).

Na UBS Maria Soares, a movimentação foi intensa na manhã deste sábado (12). O pequeno Carlos Eduardo, de 9 anos, foi à unidade acompanhado da tia, Márcia Maria. Ele conta que, antes da vacina, estava com um pouco de medo, mas logo o receio passou. “Vou tomar a vacina para me proteger do coronavírus”, disse.

“Esse vírus está tirando a vida de muita gente, e por isso temos que nos proteger, porque já morreu muita gente que não tomou a vacina, não teve a oportunidade, e hoje estou muito feliz porque meu sobrinho vai tomar essa vacina, para se proteger e voltar para o colégio”, afirmou Márcia Maria, tia de Carlos Eduardo.

Quem também recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid foi a pequena Maya Sophia, de 5 anos. “A vacina é importante pra gente não pegar a Covid”, contou a criança, destacando ainda que está ansiosa para voltar à escola, agora mais protegida. Maya estava acompanhada da mãe, Daniela Valetim. “Em um momento desse que estamos vivendo, com muitas pessoas que perderam seus entes queridos, é muito importante a vacinação, principalmente para os nossos filhos”, enfatizou.

Além dos imunizantes pediátricos, também estão sendo disponibilizadas as vacinas para o público a partir dos 12 anos. A aposentada Maria Ernesto completou o seu esquema vacinal, com a terceira dose. “A vacina é muito importante para a prevenção. Vim tomar a terceira dose, graças a Deus. Vai ficar tudo bem. É hora de cada um continuar se protegendo, usando a máscara e mantendo o distanciamento”, alertou.

De acordo com o coordenador de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Etevaldo de Lima, Mossoró segue na busca ativa daqueles que ainda não completaram o esquema vacinal ou que não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid. São mais de 50 mil pessoas com a D3 em atraso, mais de 15 mil com a D2 fora do prazo e mais de 36 mil que não recebem a primeira dose.

“Mossoró segue vacinando de domingo a domingo. São três pontos de vacinação nesse fim de semana. A UBS Maria Soares da Costa, aqui no Alto de São Manoel, a UBS Chico Costa, vizinho à UPA do Santo Antônio, e também no Partage Shopping. Mossoró segue na busca ativa para melhorar as coberturas vacinais. Nós temos um público considerável de pessoas com a dose de reforço em atraso, são mais de 51 mil pessoas que estão nessa condição, então é importante que a população busque um desses locais de vacinação e atualize sua situação vacinal”, concluiu.