sábado - 12/02/2022

Servidores públicos são capacitados através do programa “Qualificação Verde”

Por: Thiago Braga

Nesta quinta-feira (10), servidores públicos do município participaram do primeiro encontro de capacitação do programa “Qualificação Verde”: capacidades municipais para a gestão ambiental. A abertura das atividades aconteceu no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte.

Temáticas inerentes às legislações ambientais estadual e federal foram destaques do primeiro encontro do programa que tem duração de 30 horas. O curso é voltado aos servidores da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) e Pelotão de Ações Ambientais (PAAM).

“É um curso voltado à capacitação dos profissionais da nossa diretoria executiva e do PAAM. A qualificação vai possibilitar que os servidores públicos do município prestem atendimento ainda mais qualificado à população. Estamos avançando cada vez mais no sentido de ofertar melhores condições de trabalho para os nossos servidores, bem como qualidade aos usuários dos nossos serviços”, destacou Cleciano Rebouças, diretor executivo de Meio Ambiente e Urbanismo.

A capacitação integra o programa "Mossoró Verde" e é desenvolida numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). "Temos trabalhado de forma a construir e amadurecer parcerias que são importantes para o município. O Programa de Qualificação Verde é mais um resultado desse esforço conjunto. Todos ganharemos com a qualificação. O servidor que será melhor capacitado e a população que verá na prestação dos serviços um resultado direto. Agradecemos muito ao ICMBio, núcleo de Mossoró, que tem se colocado disponível para nos ajudar”, destacou Zildenice Guedes, gerente de Educação Ambiental.

O primeiro encontro ainda contou com a participação de representação do município de Areia Branca. "A Gerência Executiva de Gestão Ambiental da Prefeitura Municipal de Areia Branca agradece imensamente a oportunidade de participar da capacitação promovida pela SEIMURB em parceria com o ICMBio. O município de Areia Branca é privilegiado pelas riquezas naturais que abriga, atraindo empresas de diversos setores como o de geração de energia eólica e solar, extração de petróleo, produção de sal, sem falar no pescado do atum que tem crescido vertiginosamente. Nesse sentido, o fortalecimento da Gestão Ambiental Municipal é imprescindível para o desenvolvimento de habilidades e melhoria do desempenho dos nossos servidores, objetivando otimizar o atendimento das demandas da população e empresas, assim como fortalecer a proteção de nossos recursos ambientais", comentou Gabriella Cynara Minora da Silva, Gerente Executiva de Gestão Ambiental de Areia Branca.

Palestra de abertura foi ministrada no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte - Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)