sexta-feira - 29/07/2022

Vacinação antirrábica está com adesão positiva da população em Mossoró

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promove nesta sexta-feira (29) mais uma ação de vacinação antirrábica em 10 locais distribuídos pelas quatro regiões de Mossoró. Foram escolhidos oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs), uma praça e um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A imunização de cães e gatos ocorreu nas UBSs Cid Salém, no bairro Abolição IV; Ildone Cavalcante, no Barrocas; Lahyre Rosado, no Sumaré; Maria Neide, no Dom Jaime Câmara; Francisco Pereira Azevedo, no Liberdade I; Maria Soares, no Alto de São Manoel; Chico Porto, no Aeroporto; José Leão, no Alto da Conceição. Os outros dois pontos são a Praça Américo Simonetti, no bairro Abolição V, e o CRAS do Bom Jardim.

Responsável técnico pela vacinação antirrábica em Mossoró, Genycleiton Gois explicou que a população mossoroense vem aderindo a campanha antirrábica. A campanha teve início em 4 de julho e já vacinou até a semana passada o total de 6.840 caninos e felinos.

“A população tem sido consciente com relação a gravidade da patologia e tem sido responsável em trazer os animais para a vacinação. Até o momento tem sido bastante positivo essa adesão e acreditamos que ao longo da campanha a gente venha a atingir a nossa meta que é vacinar mais de 80% da população de cães e gatos domiciliados no município”.

Alex Teixeira, que mora no bairro Liberdade I, aproveitou a vacinação na UBS Francisco Pereira Azevedo e levou seu animal de estimação para se imunizar contra a doença. Ele destacou a importância de vacinar o animal. “Trouxe o meu bichinho para vacinar hoje aqui na UBS. É importante essa vacinação para deixar o animal sadio e evitar problema no futuro. É muito importante esse tipo de ação vir para cá. Sendo próxima da residência das pessoas fica melhor ainda.

Também moradora do bairro, Raimunda Pereira se deslocou à UBS do Liberdade I para imunizar o seu cachorrinho de estimação. “A raiva (doença) mata e faz muita pena sacrificar o animal por conta de uma doença que pode ser evitada através da vacina. Ele vacinado protege a todos de casa. Ele gosta muito de carinho de se aproximar das pessoas e tem que ser vacinado porque assim todos ficam protegidos”.

A estimativa do Centro de Controle de Zoonoses é imunizar 80% dos 38.118 animais domiciliares na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. A campanha de vacinação antirrábica se estenderá até o dia 2 de setembro próximo. O Dia D de vacinação ocorrerá em 20 de agosto.

Genicleyton de Gois lembra que a doença é quase letal. “É de extrema importância que esses animais estejam vacinados porque essa vacina é um bloqueio que impede que o vírus chegue até o homem”. O vírus da raiva é um dos mais letais e provoca no ser humano e nos animais encefalite aguda e progressiva, que pode levar à morte.

A vacinação contra a raiva também está sendo realizada na sede do Centro de Controle de Zoonoses, localizada à rua Moisés da Costa Lopes, nº 83, bairro Nova Betânia. A imunização ocorre de segunda a quinta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h. Às sextas-feiras a vacinação acontece das 7h às 13h.

Orientações que o tutor deve ter em mente durante a campanha:

- Podem ser vacinados cães e gatos a partir dos três (3) meses de idade;

- Somente animais saudáveis devem ser vacinados contra a raiva;

- Animais debilitados ou suspeito de enfermidades, em tratamento ou convalescendo de cirurgias, devem aguardar a recuperação para serem submetidos à vacinação;

- Os cães devem ser conduzidos com coleiras por pessoas maiores de idade que possam conduzir com segurança o animal;

- Cães bravos ou mordedores devem utilizar sempre focinheira apropriada para evitar acidentes;

- Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas ou protegidos com mantas de pano com total segurança para evitar fuga durante a vacinação;

- A vacinação antirrábica ocorre anualmente.

Tags:
Anterior Próximo