sexta-feira - 29/07/2022

Semasc realiza mesa-redonda para discutir sobre o combate ao trabalho infantil

Por: Solange Santos

Na manhã desta sexta-feira (29), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) promoveu uma mesa-redonda com o tema "Combate ao Trabalho Infantil: Construindo Estratégias de Respostas".

No mês de junho várias ações foram realizadas para enfatizar a importância de combater ao trabalho infantil no município. “Durante o mês de junho, a equipe do 'Projeto Criança Feliz' realizou várias atividades. Foi um mês intenso e hoje aqui estamos encerrando a campanha com essa mesa-redonda com representantes da Semasc, do Judiciário e com todos que fazem parte da rede de proteção de criança e adolescente como também o Conselho Tutelar. A campanha foi bastante positiva, mas sabemos que foi só o início, pois a luta é constante para que nossas crianças cresçam e vivam bem”, declarou a coordenadora do Projeto Criança Feliz, Denisa Praxedes.

Titular da pasta da Semasc, Evanice Fernandes ressalta a importância de abordar essa temática para que juntos encontremos meios de combater o trabalho infantil no município. “Estamos aqui nessa roda de conversa para discutir sobre essa temática importante e que nos preocupa. Sabemos da importância de unirmos forças com a promotoria para que possamos desenvolver hoje aqui encaminhamentos de estratégias para que possamos caminhar defendendo os direitos das crianças e adolescentes”, frisou Evanice Fernandes.

Dr. Sasha Alves, da Promotoria da Infância, participou da mesa-redonda. Ele falou da relevância de discutir sobre uma problemática presente nos dias atuais e que requer um olhar atento para essa questão social.

“É uma realidade com a qual nós da Promotoria nos deparamos, com essa questão da exclusão social das famílias que geram a exposição de seus filhos para diversas situações precárias. Em meio à pandemia tivemos alguns retrocessos e precisa realmente de um esforço coletivo, de uma integração, de investimento, de vontade política para enfrentar essas questões”, enfatizou.

Promotor do Trabalho, Dr. Gleydson Gadelha enfatiza que tudo começa na infância e que essa fase é o momento propício para fazer uma intervenção na vida das pessoas. “Todo mundo passou pela infância, então esse momento é decisivo para fazermos uma intervenção na vida do cidadão, principalmente no mundo do trabalho. A primeira relação que temos com o trabalho nos marca. Muitas pessoas foram levadas a trabalharem na rua, ter responsabilidades que não eram delas, porque a responsabilidade é da sociedade e da família, nunca de uma criança. Então, esse é o momento de intervirmos”, disse.

Tags:
Anterior Próximo