sexta-feira - 19/12/2025
Vacina contra HPV para jovens de 15 a 19 anos seguirá disponível até o fim do primeiro semestre de 2026
Por: Thiago Braga
O Ministério da Saúde prorrogou para até o fim do primeiro semestre de 2026 a vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos. Com isso, a Prefeitura de Mossoró reforça a estratégia de imunização deste público, disponibilizando a vacina na rede municipal.
O público que ainda não recebeu a dose única do imunizante deve buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou ponto extra de vacinação para se proteger do vírus e seus agravos. É importante consultar o cartão de vacinação para verificar se o esquema vacinal está atualizado.
Etevaldo de Lima, coordenador de Imunizações do município, destaca a importância da proteção. "É importante que os pais e responsáveis verifiquem o cartão de vacinação dos jovens nesta faixa etária dos 15 aos 19 anos. Caso o adolescente não tenha tomado a dose única da vacina, é importante procurar se proteger para evitar danos à saúde", explicou.
Além desse público, a vacina contra HPV é direcionada para meninos e meninas dos 9 aos 14 anos e grupos específicos definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). O grupo prioritário inclui pessoas imunocomprometidas, vítimas de violência sexual e outras condições específicas, conforme preconiza o PNI.
O HPV é um vírus que infecta a pele ou mucosas (oral, genital ou anal) das pessoas, provocando verrugas anogenitais (na região genital e ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).
A vacina contra HPV é medida eficaz de se prevenir contra a infecção. A vacina é distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina não é um tratamento e não apresenta eficácia contra infecções ou lesões por HPV já existentes.