sexta-feira - 19/12/2025
CER Mossoró sedia formação sobre grupos terapêuticos e parentalidade
Por: Thiago Braga
Nesta sexta-feira (19), o Centro Especializado em Reabilitação (CER) Benômia Maria Rebouças recebeu profissionais para formação acerca de grupos terapêuticos e parentalidade. Na ocasião, participaram do treinamento profissionais de saúde e familiares de pacientes assistidos pela rede.
O encontro tem por objetivo aperfeiçoar os atendimentos em rede, sobretudo quanto às terapias realizadas no equipamento. Além disso, busca promover maior integração entre profissionais e pacientes, bem como o papel dos familiares no processo, visando atender aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
"É um momento muito importante no processo, tratando sobre grupos terapêuticos dentro do serviço que a gente realiza. É um momento muito importante onde as famílias precisam entender o seu papel, como também elas precisam da atenção básica", informou Suiann Costa, diretora do CER Mossoró.
Na programação da formação: acolhimento com Handrezza Siqueira, enfermeira coordenadora da RCPD; palestra sobre a importância da família no cuidado com a psicóloga clínica Zilnar da Costa. Ademais, momento destinado a falar sobre mitos e verdades sobre o Benefício de Prestação Continuada com Ana Mâressa Tavora, assistente social e perita social.
“Realizamos momentos onde trabalhamos a importância do atendimento em grupo. Apresentamos vários projetos implantados na rede. É mais um momento com os pais, onde estamos escutando os pais, realizando levantamento de suas necessidades. Isso para podermos organizar o nosso processo de trabalho para acolher e garantir assistência de melhor qualidade”, destacou Handrezza Helena Siqueira, coordenadora da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência do Estado do Rio Grande do Norte.

Giliane Alves, mãe de paciente atendido pelo CER, enalteceu a iniciativa. "Esse evento é importante, principalmente para os pais, onde a gente conseguiu tirar dúvidas. É um evento importante, não somente para os pais, mas também para as crianças, porque quando os pais estão participando de uma palestra, tirando dúvidas, os nossos filhos estão em terapias. Obrigada a toda a equipe do CER, que é uma mãe, a minha segunda casa. Estão de parabéns e esperamos que tenha mais eventos como esse", disse.
Antes do momento com os familiares e responsáveis pelos pacientes, os profissionais da rede passaram por treinamento específico, neste ciclo de formações. “Estamos com uma nova linha de cuidado do TEA e precisamos falar muito sobre isso, sobre a questão da continuidade do cuidado, da assistência desses nossos pacientes nos seus territórios. Estivemos em treinamento com cerca de 150 profissionais da rede, conversando com o Mossoró e região. E hoje, estamos falando com os pais e responsáveis também sobre isso, sobre a parentalidade, a responsabilidade deles nesse processo, que é muito importante porque eles passam mais tempo com essas crianças do que nós, terapeutas”, elencou Simone Florentino, psicóloga.
"Estamos reforçando com toda a rede de apoio que a gente precisa estar articulado enquanto rede. Isso envolve saúde, educação, assistência, esporte, cultura, lazer, fazendo esse elo, que é justamente para que a família, de fato, ela tenha o atendimento que necessita para seu melhor desempenho", pontuou Suiann Costa.
