sábado - 10/09/2022

V Fecirme acontecerá nos dias 15 e 16 em pavilhão instalado na Estação das Artes

Por: Maricelio Almeida

A V Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Mossoró (FECIRME) será realizada nos próximos dias 15 e 16, em pavilhão que está sendo instalado na Estação das Artes Elizeu Ventania. A estrutura receberá 180 mostras e projetos científicos que serão expostos por mais de 500 alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O evento será aberto na quinta-feira (15), às 8h, em solenidade oficial.

“Em 2021, realizamos com sucesso a primeira Feira de Ciências on-line da Rede Municipal de Ensino. Foi uma experiência muito desafiadora e gratificante também. Em 2022, estamos novamente fazendo algo inédito na Fecirme: é a primeira vez que alunos dos Anos Iniciais participam da feira”, destaca a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, reforçando uma das principais novidades do evento este ano: a presença de alunos do 1º ao 5º do Ensino Fundamental, grupo que, inclusive, já representa a maior parte dos estudantes na feira e também o maior número de mostras e projetos.

Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Além da inserção dos alunos de 1º ao 5º ano no mundo da pesquisa, a Secretaria Municipal de Educação (SME) também apresenta como novidade nesta edição uma estrutura instalada na Estação das Artes, totalmente planejada e montada com exclusividade para a V Fecirme, proporcionando mais conforto e condições dignas aos professores e alunos que participarão do evento, bem como aos familiares que visitarão os estandes.

“O cidadão que for à Fecirme vai perceber o zelo e o compromisso da atual gestão municipal com a educação pública, mais que isso, o respeito com os filhos do trabalhador mossoroense, o qual vai poder ver de que maneira os impostos pagos estão retornando para a população. Investir em educação é atuar no presente para mudar o futuro”, enfatizou a secretária Hubeônia Alencar.

Foto: Arquivo | Wilson Moreno (Secom/PMM)

Os trabalhos expostos recebem a supervisão de aproximadamente 150 professores orientadores. As apresentações, abertas ao público, acontecem das 8h às 17h. “Investir em feiras de ciências é garantir que os nossos alunos possam aprender de forma significativa, uma vez que os trabalhos apresentados são todos frutos dos projetos desenvolvidos durante o ano na sala de aula pelos alunos, sob a coordenação dos nossos comprometidos professores”, concluiu Hubeônia Alencar.

Nesta edição, a Fecirme conta com um incentivo adicional para promover o engajamento dos alunos em relação à ciência, a partir de projeto aprovado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), apresentado pelo professor Alexandre Andrade. Além da disponibilização de recursos para realização da feira, o projeto também prevê a concessão de bolsa, durante seis meses, aos três alunos da equipe que alcançar o primeiro lugar no evento, bem como ao professor orientador do grupo vencedor.