sexta-feira - 13/03/2020

UPAs passam a contar com salas de isolamento para evitar propagação do novo coronavírus

Buscando medidas preventivas para evitar a propagação de possíveis casos do novo coronavírus, as três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Mossoró contam agora com salas de isolamento para pacientes que apresentem sinais e sintomas semelhantes ao covid-19. Caso algum paciente se dirija a uma UPA e o profissional de saúde suspeite do vírus, ele será isolado, como medida de prevenção.

Na tarde desta sexta-feira (13), a prefeita Rosalba Ciarlini visitou a UPA do Belo-Horizonte, onde visitou a sala. "Cada UPA terá uma sala de isolamento, que servirá não para internar, e sim para realizar a pesquisa da situação, para que ele não fique em contato com outros pacientes. Ele vem direto para essa sala, onde vai ser colhido o exame. Se o paciente tiver bem, se faz o isolamento domiciliar, onde vai para casa com todas as orientações. Se necessitar de internação, daqui do isolamento o SAMU leva para a referência, que já foi montado para o estado. São medidas de precauções", explicou a prefeita Rosalba Ciarlini.

Cada UPA já está preparada com todo o material para evitar o contágio do vírus: luvas, máscaras, álcool em gel, aventais descartáveis e proteções especiais. "O mundo todo já está tendo casos de coronavírus, mas Mossoró não tem nenhum caso confirmado. Tivemos 3 casos suspeitos, onde uma pessoa teve o caso descartado, e as outras duas estão com o estado de saúde excelente. É bom ter essa tranquilidade, de saber que nós não temos nenhum caso. Estamos fazendo um trabalho para não sermos pegos de surpresa", ressaltou a prefeita.

A Secretária Saudade Azevedo explicou a importância das medidas que o município vem tomando nas UPAs, em relação ao novo coronavírus. "Nós preparamos os kits e deixamos no local, no caso de chegar algum paciente suspeito, tanto para o profissional, quanto para o paciente. Sobre as salas de isolamento, não é para para que as pessoas fiquem internadas por algum tempo. Será somente o tempo das orientações, da coleta e do deslocamento", disse.

Caso algum paciente se dirija a Unidade Básica de Saúde com sinais e sintomas do novo coronavírus, será encaminhado imediatamente a uma UPA mais próxima.

Todas as medidas obedecem as orientações determinadas pelo Ministério da Saúde.