sexta-feira - 03/04/2020

UPA do Belo Horizonte vai passar a ser referência de atendimento do novo coronavírus na cidade

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, está estruturando a Unidade de Pronto Atendimento do Belo Horizonte para atender exclusivamente pacientes com síndromes respiratórias graves. A ideia do Município é que a UPA passe a funcionar como um Hospital de Campanha. A decisão tomada pela Prefeitura é mais uma medida para combater, prevenir e evitar o máximo possível o novo coronavírus na cidade. Ainda não há uma data fechada para início das atividades, mas a secretária de Saúde, Saudade Azevedo, foi enfática nas palavras: “vamos abrir o mais rápido possível”.

Atualmente a UPA do Belo Horizonte dispõe de 15 leitos de retaguarda clínico para atendimento à população, que são leitos de baixa complexidade, onde o paciente fica até 24h. Com a ampliação que será feita em breve, a UPA vai passar a contar com mais 20 leitos de retaguarda e quatro leitos de Unidade de Cuidado Intermediário (UCI), também chamados de Sala Vermelha que contam com respiradores. No total, após a instalações dos leitos de retaguarda e UCI, a UPA vai contar com 39 leitos (sendo 35 de baixa complexidade e quatro de média e alta complexidade) exclusivamente para as síndromes respiratórias graves.

As quatro UCI vão servir, por exemplo, naqueles casos em que o paciente está em um leito de retaguarda e apresenta uma piora no quadro clínico, necessitando de uma assistência mais completa. Até conseguir uma vaga em uma UTI, o paciente ficará na UCI recebendo a assistência necessária. Essa medida ajuda a desafogar os atendimentos do Hospital Regional Tarcísio Maia e outros hospitais nesse momento de pandemia do novo coronavírus.

As UPAs dos bairros Santo Antônio e Alto de São Manoel também vão receber dois leitos de UCI cada uma, para ajudar em eventuais necessidades gerais. A ampliação dos leitos de retaguarda clínico da UPA do Belo Horizonte e os leitos de UCI nas demais UPAs serão viabilizados por meio de parceria da Prefeitura e doações de empresários. Caso as doações não sejam possíveis, o Município vai custear sozinho o projeto. A Prefeita Rosalba Ciarlini deixou claro: “quando o assunto é vida, não tem preço. A economia a gente consegui recuperar, a vida não”.

A partir do momento que os atendimentos exclusivos na UPA do BH começar a funcionar, todos os pacientes mossoroenses que tiverem necessidade de atendimento para síndromes respiratórias graves, incluindo o Covid-19, devem procurar a UPA do Belo Horizonte.