segunda-feira - 29/05/2023

Unidades de ensino finalizam programação da “Semana Mundial do Brincar”

Por: Maricelio Almeida

A Rede Municipal de Ensino de Mossoró encerrou nesta segunda-feira (29) a programação da “Semana Mundial do Brincar”, iniciada no último dia 22. Além de atividades realizadas no próprio ambiente escolar, também foram promovidas ações em locais como o Parque Municipal Prof. Maurício de Oliveira, que recebeu as crianças da Unidade de Educação Infantil (UEI) Eva Maria Dantas da Fonseca.

Cerca de 100 crianças, de turmas do Infantil I e II, participaram da programação especial no Parque Municipal. Elas aprovaram a iniciativa. “Está muito legal aqui. Brinquei de várias coisas”, disse o pequeno Felipe Benjamim. “A brincadeira é boa, é legal sair um pouco escola e vir para cá”, complementou Valentina Gomes, de 5 anos.

Melissa Rebeca, de 5 anos, também elogiou a aula de campo desta segunda-feira. “Gosto de estudar e gosto também de brincar. Aqui, brinquei de amarelinha e acertar a bola no balde, entre outras coisas”, relatou a criança.

A professora Maria Anita destacou a importância dessa atividade promovida em alusão ao encerramento da “Semana Mundial do Brincar”. “É muito importante esse momento de interação, de brincadeiras com as crianças, porque elas, as crianças, aprendem brincando. Esse momento é muito divertido também”, afirmou.

Professora Maria Anita

Diretora da UEI Eva Maria Dantas, Danielle Medeiros ressaltou que a programação também permitiu que as crianças tivessem um contato maior com a natureza. “Estamos proporcionando a elas essa experiência, trazendo de volta brincadeiras de antigamente e propiciando esse contato com a natureza. Elas estão amando. Está sendo uma experiência maravilhosa”, comentou.

A “Semana Mundial do Brincar” é um movimento executado pela Aliança pela Infância e teve como tema, este ano, “A Natureza no Brincar”. Em Mossoró, as atividades foram iniciadas no dia 22, com encontro formativo voltado para os supervisores da Rede Municipal de Ensino.