sexta-feira - 01/04/2022

Unidades de ensino começam aplicação do Programa de Recomposição das Aprendizagens

Por: Maricelio Almeida

O Programa de Recomposição das Aprendizagens (PRA) da Rede Municipal de Ensino de Mossoró já começou a ser aplicado em escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs). Na Escola Manoel Assis, por exemplo, uma das estratégias do PRA, o “Mossoró Educa+”, teve suas atividades iniciadas esta semana, contemplando alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e conteúdos ministrados envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Conforme preconiza o PRA, o projeto “Mossoró Educa+” oportuniza aos educandos o uso do conhecimento sobre a Língua Portuguesa e Matemática aplicado às situações comunicativas reais, desenvolvendo cada vez mais as competências em produção textual, leitura e interpretação dos mais variados gêneros textuais, análise linguística, raciocínio lógico, resolução de problemas, leitura e interpretação de dados estatísticos (em tabelas e gráficos), expressões geométricas, entre outros.

“Com as aulas on-line, sabemos que ficou um déficit no aprendizado dos alunos, e esse programa vem para alavancar esse conhecimento, promovendo o estudo de forma mais intensiva. Algumas dificuldades aparecerem, e nosso objetivo como professor foi e continua sendo abrir portas, mostrar aos alunos que os sonhos podem se tornar realidade. Nós incentivamos eles a buscarem conhecer, perguntar, trabalhar em grupo, para avançarmos juntos”, frisou o professor Niltomar Dantas, que leciona a disciplina de Matemática.

O professor Niltomar Dantas reforça também a importância do retorno dos alunos às unidades, de forma presencial. “A presença do aluno na escola traz sentimento, fortalece os vínculos, socializa saberes. Isso vai além dos conhecimentos básicos”, disse, acrescentando que na Escola Municipal Manoel Assis, o PRA vem sendo aplicado em conjunto com outros projetos que a unidade já desenvolvia, intensificando dessa forma o trabalho de recomposição das aprendizagens junto aos discentes.

Os alunos do 9º ano, que se preparam para participar, por exemplo, da seleção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), aprovam a iniciativa da Rede Municipal de Ensino. “Estou achando legal, porque estamos aprendendo mais com a ajuda da escola, todo mundo ajudando. Se uma pessoa tem dificuldade, o professor vai e ajuda, incentivando os alunos”, aponta Ecílio Neto. “É muito bom a gente ter esse reforço dentro de sala de aula, receber o incentivo do professor e sentir a emoção de estar de volta à escola”, acrescentou Faêmily Vitória

A secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, reforça a importância do PRA. “O PRA já é uma realidade e começou a ser colocado em prática, de forma efetiva. O Programa de Recomposição das Aprendizagens é fundamental para atuarmos na (re)construção dos conhecimentos neste momento de retorno às aulas presenciais na Rede. O objetivo do PRA é recompor as aprendizagens em sentido amplo, envolvendo os aspectos cognitivo, social e psicomotor das/dos crianças/alunos. É uma ação importante e fundamental neste momento”, disse.

O programa tem como base as avaliações diagnósticas unificadas realizadas no final de 2021, bem como os relatórios individuais das crianças da Educação Infantil e o diagnóstico inicial dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Foram essas avaliações que proporcionaram a identificação, por ano escolar e componentes curriculares, das dificuldades apresentadas pelas crianças/alunos quanto às competências e habilidades mínimas essenciais ao percurso escolar.

O PRA está sendo desenvolvido em atividades realizadas nos dias letivos, somando-se ainda 80 horas-aula anuais extras, que deverão ser executadas aos sábados, não contabilizadas na carga horária letiva. O PRA terá sua metodologia aplicada ao longo de um ano, por meio de projetos como “Conviver na Educação Infantil”, “Letramento e Alfabetização”, “Oficina de Produção de Texto”, “Letramento Matemático”, “Iniciação Científica”, “Núcleo de Estudos Interdisciplinares”, além do “Mossoró Educa+”.