segunda-feira - 10/10/2022

UEIs desenvolvem programação especial na Semana da Criança

Por: Maricelio Almeida

As Unidades de Educação Infantil (UEIs) da Rede Municipal de Ensino de Mossoró iniciaram nesta segunda-feira (10) uma programação especial em comemoração à Semana da Criança. As atividades contemplam oficinas, passeios, cinema, brincadeiras, entre outras, promovendo a socialização entre os alunos e estimulando o desenvolvimento deles, conforme prevê os objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Foi feito um planejamento para toda esta semana, com oficinas de massa de modelar, discoteca, cinema. Temos um mural, balões e ainda haverá passeio no trenzinho da alegria. É a UEI acolhendo muito bem as nossas crianças, como sempre fazemos, com muita interação entre eles”, pontua Conceição Costa, supervisora da UEI Lindalva Oliveira Dias Castro, localizada no bairro Barrocas.

Conceição Costa, supervisora da UEI Lindalva Oliveira

A professora Janicléia Ferreira destaca os benefícios da programação especialmente desenvolvida para as crianças esta semana. “Nós trabalhamos os objetivos da BNCC, como a socialização da criança, o desenvolvimento da linguagem. Nesse momento, elas interagem com outras turmas, através do brincar, com oficina de dança, trabalhando a psicomotricidade, o mundo mágico, com o cinema, levando a criança para um universo mais lúdico”, disse, acrescentando:

“Também desenvolvemos a oficina de massa de modelar caseira, explicando os nomes dos ingredientes utilizados nessa produção, e toda a coordenação motora. Teremos ainda brincadeiras dirigidas e com infláveis. Na quinta-feira será a vez do passeio e na sexta-feira é de dia de celebrarmos o encerramento das atividades”, detalhou a professora Janicléia Ferreira.

Professora Janicléia Ferreira

O pequeno Luan Caio, de 4 anos, aprovou a programação da Semana da Criança. “Estou gostando. O Dia das Crianças é muito legal. Hoje brinquei de massinha. Aprendi a fazer a massa e quero fazer um Homem-Aranha e um carro”, disse. A aluna Vivian Sophie também ficou feliz com as atividades realizadas na UEI Lindalva Oliveira. “Estou me divertindo. É legal. Gosto de brincar e dançar”, complementou.

Luan Caio, aluno da UEI

Coordenadora de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, Alaíde Andrade reforça a importância da Semana da Criança para os alunos. “Todas as UEIs fazem uma programação especial para a semana que comemoramos o Dia das Crianças. No geral, são programações prazerosas, de lazer e diversão, como uma forma de homenagear nossas crianças, fortalecendo o vínculo e a afetividade com a unidade”, relatou, acrescentando:

“São esses momentos de brincadeira e interação que favorecem o desenvolvimento das competências e habilidades, como a imaginação, a atenção, a criatividade e a socialização. Agradecemos a todo o corpo docente de todas as unidades pelo engajamento, zelo e empenho com essa programação alusiva às crianças”, finalizou a coordenadora.