quarta-feira - 03/12/2025

UEIs de Mossoró trabalham música em sala de aula com crianças

Por: Thiago Braga

Foto: Walmir Alves (Secom/PMM) Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

A música em sala de aula virou ferramenta de ensino e aprendizagem, bem como desenvolvimento das crianças, nas Unidades de Educação Infantil (UEIs) do município de Mossoró. Projetos de musicalização fomentam e fortalecem as políticas públicas na área da Educação.

Na UEI Maria Caldas, no bairro Alto do Sumaré, por exemplo, crianças da Educação Infantil participam da iniciativa que leva a música para a sala de aula. A ideia estimula aspectos cognitivos, sociais, emocionais e físicos por meio de atividades lúdicas como cantar, dançar e brincar com ritmos.

"Nós estamos desde julho com esse projeto de musicalização na educação infantil. Ele tem um caráter de introduzir a musicalização infantil no que a gente chama de informação em serviço. A gente tem como foco estar junto às professoras pedagogas em sala e dialogando com as crianças fazendo música nesse cotidiano. A gente vem às unidades, hoje são nove unidades que estão participando, dividido por polos", explicou Bruno Hermínio, professor de música. 

Além de ensinar a música, a iniciativa visa também desenvolver habilidades como percepção sonora, expressão, coordenação motora e memória, além de facilitar o aprendizado em outras áreas do conhecimento.

"A gente semanalmente está visitando as unidades, levando esses momentos musicais no cotidiano das crianças. A gente fez um encontro de formação só com as professoras pedagogas para poder falar mais sobre música, sobre musicalização infantil, sobre uma proposta de como seria essa musicalização no cotidiano. A ideia realmente é essa, que a gente possa, durante esse semestre, ou seja, a gente vai até dezembro encerrar esse primeiro ciclo desse ano, e com muitas expectativas boas, a gente realmente conseguiu construir momentos muito significativos", pontuou o professor de música.

A musicalização em sala de aula para crianças é uma metodologia pedagógica estratégica para o desenvolvimento integral dos pequenos. "A nossa escola ficou muito feliz quando soube desse projeto de música, porque é um projeto riquíssimo, com uso de todos os sons, trabalha muito para contribuir para o desenvolvimento das crianças. A música é riquíssima em todos os sentidos e a gente sentiu, tanto as professoras, nós como gestão, ficamos muito felizes em receber esse projeto, porque ele contribuiu muito para o desenvolvimento das crianças, com certeza", evidenciou Elisângela Maria, diretora da UEI.

"A música é muito importante para a educação infantil e nós trabalhamos ela todos os dias. A música é movimento, a criança precisa de movimentar. Quando começaram a cantar, tocar os instrumentos, automaticamente elas já começaram a bater as perninhas. Então a música é movimento, não tem como você trabalhar na educação infantil sem a música. Inclusive eu gosto muito da música, me identifico muito e gosto, música tem dança, tem som, tem o canto e tem a dança. E é isso, não tem como trabalhar na educação infantil sem a gente usar a música, todos os dias tem que ter música", disse Cláudia Regina, professora.

Anterior Próximo