quarta-feira - 03/12/2025

Secretaria da Agricultura retoma diagnóstico gestacional em animais para inseminação artificial

Por: Edinaldo Moreno

Wilson Moreno (SECOM/PMM) Wilson Moreno (SECOM/PMM)

Na manhã desta quarta-feira (3), a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), retomou as atividades do programa de melhoramento genético em animais na zona rural do município. A equipe iniciou o diagnóstico gestacional em vacas dos produtores cadastrados no programa “Mossoró Rural” das comunidades Hipólito e Barrinha dos Néo.

“Estamos retomando hoje esse trabalho que realizamos desde o ano passado na zona rural de Mossoró, que visa o desenvolvimento da cadeia produtiva através de levar tecnologia que eram, até um tempo atrás, quase impensáveis pelo produtor. A principal tecnologia é o manejo reprodutivo, através da inseminação artificial, onde os produtores conseguem levar a genética de alta qualidade”, explicou o médico veterinário e consultor do Sebrae, Carlos Henrique.

Essa nova etapa do programa de melhoramento genético, além das comunidades visitadas nesta quarta-feira, passará ainda por mais três localidades. “Começamos hoje por Hipólito e Barrinha dos Néo e na sequência do cronograma iremos para o Sítio Carmo, Oiticica e Santa Elza. Esse trabalho é muito importante para os pequenos produtores porque pode melhorar seu rebanho produtivo e aumentar a produtividade”, frisou Aparecida Fernandes, coordenadora de Pecuária da Seadru.

Produtor Raimundo Rodrigues, da comunidade de Barrinha dos Neo. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

Os agricultores visitados nesta manhã foram Aldair José do Vale e Raimundo Rodrigues. Os produtores já cadastrados no programa de melhoramento genético e já exibem as primeiras bezerras nascidas. “Estamos aqui realizando a terceira inseminação do programa e que já resultaram no nascimento de nove bezerras aqui na minha propriedade. Esse programa é muito bom para nós produtores e agradecemos muito à Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Agricultura, por esse apoio”, disse Raimundo, pequeno produtor da Barrinha dos Néo.

“Esse programa é muito bom para os pequenos agricultores da zona rural de Mossoró. Estou muito feliz de poder participar desse programa de melhoramento genético. Algumas bezerras já nasceram aqui na minha propriedade através dessas inseminações e a diferença que senti já é enorme em relação às outras”, falou Aldair, da comunidade Hipólito.

Os produtores beneficiados recebem assistência técnica e consultoria. O programa de melhoramento genético beneficia produtores rurais de aproximadamente 10 comunidades na zona rural de Mossoró. As atividades desenvolvidas pelo "Mossoró Rural" permitem ao agricultor conseguir acesso às tecnologias, aos manejos atuais, fazendo com que tenha mais ferramentas e mais condições de produzir com menor custo.

Aparecida Fernandes e Carlos Henrique estão a frente da ação na zona rural. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)
Agricultor Aldair José, do Hipólito, é um dos beneficiados pelo programa. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)
Anterior Próximo