domingo - 17/03/2019

UEI reúne pais para alertar sobre a alimentação saudável dos filhos

A direção da Unidade de Educação Infantil (UEI) Lindalva Oliveira Dias Castro, do bairro Barrocas, na manhã deste sábado, 16, reuniu os pais dos alunos para tratar de um assunto importante no desenvolvimento das crianças: alimentação saudável. Na oportunidade a UEI convidou os nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal da Saúde que abordaram o tema “NutriSus”, que é uma estratégia de prevenir anemia e controlar carências nutricionais na infância, através de suplemento distribuído nas unidades de ensino.

A secretária municipal de Educação, Magali Delfino, participou da reunião e destacou o papel social da UEI em colaborar com as famílias informações importantes que podem ajudar no desenvolvimento dos filhos. “Me sinto muito feliz em saber que as nossas unidades de ensino se preocupam não só com as questões pedagógicas, mas também com fatores que ajudam na saúde e no desenvolvimento das crianças. E é interessante perceber que os pais, mesmo sendo numa manhã de sábado, estão presentes à reunião”, destacou a secretária.

Desde o ano de 2010 a Prefeitura de Mossoró institui o programa de alimentação saudável no âmbito das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, através da Lei Nº 2712/10, que considera alimentação saudável as refeições compostas por vegetais, frutas, cereais, carnes, leite, ovos, e gordura saudável. “É um momento super importante em que os pais podem tirar dúvidas sobre a alimentação correta dos seus filhos. Aqui eles também tomam conhecimento dessa lei que proíbe inclusive que na escola seja comercializado alimentos que não contribuem com o desenvolvimento das crianças”, disse a diretora da UEI, Elisete Amorim.

NutriSus – A estratégia do NutriSus consiste na adição de um sachê contendo uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas diariamente às crianças nas unidades de ensino. Em Mossoró a criança só participa da estratégia se o pai, mãe ou responsável, assinar um termo de autorização permitindo que o filho participe da ação de fortalecimento nutricional.