sexta-feira - 28/04/2023

UEI Lindalva de Oliveira realiza abertura do projeto “Escola e Família”

Por: Edinaldo Moreno

A Unidade de Ensino Infantil Lindalva de Oliveira Dias Castro, no bairro Santo Antônio, reuniu pais e responsáveis de alunos matriculados na unidade na abertura do projeto “Escola e Família”. A ação é realizada bimestralmente e neste primeiro encontro tratou do tema do projeto com a assistente social Maria José de Sousa.

O objetivo do projeto “Escola e Família” é institucionalizar espaços de diálogo e fortalecimento das políticas públicas educacionais, espaços esses de construção, tomada de decisão e socialização de processos formativos, possibilitando que a comunidade escolar e comunidade local participem ativamente da rotina escolar e comprometam-se com a aprendizagem das crianças/alunos(as)

“Para a gente é um motivo de muita alegria reunirmos hoje aqui na nossa unidade os pais dos alunos na abertura do projeto ‘Escola e Família’. Esse projeto é fortalecer esses laços para que as famílias sejam parceiras da escola e para que os pais possam ser membros atuantes dentro da comunidade escolar”, contou a diretora da UEI Lindalva de Oliveira, Marleusa Duarte.

“A cada dois meses vamos trazer um tema diferente, onde os pais vêm para compartilhar conhecimento e não somente saber da nota e como os filhos estão na escola. Oferecemos a receptividade que os pais merecem sempre na busca de fortalecer esse laço”, completou.

Mãe da aluna Esther Rafaella, matriculada no Maternal II, Mônica Teixeira destacou a importância do projeto. “É muito importante, pois trabalha a interação da família com a escola. Os pais que estão aqui vão aproveitar e se alegrar junto com as crianças. Estou muito satisfeita porque vejo o trabalho da escola. A interação do pessoal com os pais é muito importante para cada um de nós”.

Paulo Adriano, pai de Heitor Lourenzo, do Infantil B, ressalta também o momento realizado na unidade de ensino. “É importante para nós pais termos essa oportunidade de participar desses momentos na escola em que os nossos filhos estudam. É de fundamental importância o acompanhamento familiar”, frisou.

Família e escola são instituições formadoras dos seres humanos, responsáveis pelo convívio e socialização das pessoas. A participação da família no ambiente escolar é fundamental no processo ensino-aprendizagem. São ainda os principais suportes com que a criança pode contar para enfrentar desafios, visto que, integradas e atentas podem detectar dificuldades de aprendizagem que ela possa apresentar, podendo contribuir de maneira eficiente em benefício da mesma.

Diretora da unidade de ensino explica que a ação será realizada a cada dois meses com temas diferentes. Foto: Wilson Moreno
Mônica Teixeira, mãe de aluna, enfatiza a interação entre família e escola para desenvolvimento da criança. Foto: Wilson Moreno/PMM
Paulo Adriano, pai de aluno do Infantil B, salienta a importancia do projeto. Foto: Wilson Moreno/PMM