sábado - 21/03/2020

UBSs seguirão recomendações do MS para evitar aglomeração na vacinação contra Influenza

Tem início na próxima segunda-feira (23) a Campanha de Vacinação contra a Influenza, que este ano acontecerá em três etapas. O período de imunização se estende até o dia 22 de maio, e nesse primeiro momento serão vacinados os idosos a partir de 60 anos, e os profissionais da saúde. A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Saúde, realizará a imunização dos mais de 95 mil mossoroenses que fazem parte do público alvo da campanha, com equipes que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

De acordo com o Coordenador da Atenção Básica, Gledson Dias, cada UBS adotará um esquema de vacinação que melhor se adeque à realidade do local onde está inserida, seguindo recomendações do Ministério da Saúde, para evitar aglomeração nas salas de espera, já que o público-alvo da campanha de vacinação é, em sua maioria, pessoas que fazem parte no grupo de risco do novo coronavírus.

Esse ano, justamente em decorrência da pandemia do novo coronavírus , a campanha foi antecipada, como forma de imunizar a população contra outras doenças, diminuir o número de casos de gripe, auxiliando os profissionais de saúde a descartarem a influenza na triagem de casos para o COVID-19.

O coordenador Municipal de Imunizações, Etevaldo de Lima, destaca algumas das recomendações do Ministério da Saúde repassadas para a Coordenação da Atenção Integral do Município.

“Não foi definido um esquema padrão, entre as sugestões as seguintes medidas: realizar a triagem do público que vai a UBS; vacinação em domicílio dos idosos que tem dificuldade de locomoção e acamados; abrir mais de uma sala de vacina, específica para a vacinação contra a influenza; orientar ao idoso a voltar em outro momento, caso a UBS já esteja com a quantidade de pessoas determinado pelo MS; agendar a vacinação; que se a UBS estiver com um fluxo de mais pessoas, o mesmo retorne em outro momento; realizar a vacinação em um espaço maior, como escola, ou igreja no bairro”, ressalta.

A partir do dia 16 de abril tem início a segunda etapa da campanha, com a vacinação de professores, forças de segurança e salvamento, indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A terceira etapa inicia no Dia D de mobilização nacional, 9 de maio, para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, indivíduos de 55 a 59 anos, população privada da liberdade e funcionários do sistema prisional.

As pessoas que integram o público-alvo devem levar cartão de vacina, cartão SUS ou documento com foto para ser imunizado. Professore têm que levar declaração da escola; doentes crônicos e outras condições clínicas especiais devem apresentar prescrição médica com indicação para a vacina; forças de segurança e salvamento também precisam mostrar documento que comprove atuação profissional.