segunda-feira - 13/04/2020

UBS Dr Chico Porto passa a atender em horário estendido das 7h às 19h sem fechar para almoço

Por: Comunicação

A Unidade Básica de Saúde Dr Chico Porto, localizada no bairro Ouro Negro, passou a atender, a partir desta segunda-feira (13) até setembro, em horário estendido das 7h às 19h, sem fechar para almoço, visando ampliar os serviços de saúde e combater ao novo coronavírus. Essa iniciativa evita que indivíduos atendidos nessa região se aglomerem na UBS e evitem procurar uma UPA quando podem receber os cuidados na Unidade de Saúde. As UBSs Maria Soares da Costa (Alto de São Manoel) e Dr José Fernandes de Melo (Lagoa do Mato) também estão funcionando em horário estendido.

O médico da Chico Porto, Gustavo Vidal, explicou que a UBS está realizando consultas por horário agendado para os indivíduos do bairro pelo número fixo 3315-5209, como forma evitar qualquer possível aglomeração. “Isso facilita bastante o atendimento porque tem como agendar (ou seja a pessoa vem no horário marcado) e evitar aglomeração durante esse período de coronavírus. Ao chegar aqui, o usuário vai aguardar no máximo 10 minutos e logo será atendido. Isso é bom para a equipe e melhor para o usuário.”, disse Vidal.

A gerente da Unidade do Ouro Negro, Josileide Costa, falou que as duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (compostas por dois médicos, dois enfermeiros, dois técnicos em enfermagem e 12 agentes comunitários de saúde) estão engajadas e se dedicando para sempre ofertar o melhor à população. “Nós começamos hoje ao programa do horário estendido. Esse programa tem o intuito de atender a população que não tem como vir na Unidade Básica de Saúde durante o horário comercial, por exemplo. Esse programa deve durar por um período de cinco meses e nossa equipe está muito engajada.”, afirmou a Josileide.

Quem recebeu os atendimentos no horário da noite aprovou a iniciativa da UBS da Prefeitura. “Fui muito bem atendida. Já tinha meu horário agendado aqui no Chico Porto. Estou amando o atendimento e adorando essa equipe que é muito competente.”, comenta a dona de casa Maria Lucimar, de 48 anos.

Maria Lucimar sendo atendida pelo médico Gustavo Vidal.

Essas Unidades de Saúde do Município estão participando do programa “Saúde na Hora contra coronavírus: horário estendido emergencial da APS” do Governo Federal que incentiva os Municípios a estenderem os horários de atendimento de saúde à população durante a pandemia da covid-19. “A cada mês que os parâmetros forem cumpridos, o município recebe o valor de R$ 15 mil por unidade com funcionamento mínimo de 60 horas semanais ou R$ 30 mil por unidade com funcionamento mínimo de 75 horas semanais.”, informa o Ministério da Saúde.

Tags:
Anterior Próximo