terça-feira - 20/10/2020

UBS do Liberdade 1 oferta ultrassom mamaria durante programação Municipal do Outubro Rosa

A Unidade Básica de Saúde Francisco Pereira de Azevedo, localizada no bairro Liberdade 1, realizou nesta terça-feira (20) uma ação de saúde da mulher dentro da programação do Outubro Rosa. Cerca de 20 mulheres foram beneficiadas com ultrassom mamaria na própria UBS e a realização de preventivo. Anualmente a UBS do Liberdade 1 realiza essa ação para ampliar a assistência e desafogar a demanda da comunidade pelo exame.

A diretora da unidade, Fabiana Santos, explicou que os servidores sempre se esforçam para ofertar uma boa assistência à comunidade e que no mês de outubro os cuidados com a saúde da mulher são intensificados. “Foi uma ação que a gente planejou para acontecer durante o Outubro Rosa, em virtude da gente trabalhar a prevenção e cuidado de forma intensificada neste mês, mas também durante todo o ano. Estamos realizando ultrassom mamária na própria UBS, como fazemos anualmente, desafogando nossa demanda e também preventivos que nós já realizamos.”, afirmou.

A aposentada Maria Helena Pereira, de 65 anos, moradora do bairro, agradeceu pelo atendimento na UBS e disse que sempre busca se prevenir cuidando da saúde. "Me sinto realizada, me sinto feliz, porque todos os anos faço meus exames. Hoje eu fiz e deu tudo normal. Sempre busco prevenção, principalmente na idade que eu estou, e recomendo que todas as outras mulheres façam o mesmo.”, destacou a aposentada.

Para reforçar a importância da prevenção, a UBS convidou a empreendedora individual Débora Mendonça, de 30 anos, que teve o câncer de mama e está na fase final do tratamento para conversar com as usuárias e relatar um pouco da sua situação. “Descobri o câncer este ano, em fevereiro, mas já suspeitava desde o ano passado. Já fiz o tratamento e a cirurgia na minha mama direita e agora estou concluindo a radioterapia. Minha mensagem é de que as mulheres se cuidem, busquem a prevenção o quanto antes. Eu descobri o meu câncer fazendo o autoexame.”, contou Débora.