terça-feira - 20/10/2020
Mulheres atendidas pela UBS Paulo Jasen, na zona rural, fazem mamografia pela Prefeitura de Mossoró
Por: Comunicação
Mais dez mulheres da Maisa, zona rural, realizaram nesta terça-feira (20) mamografias custeadas pela Prefeitura de Mossoró no Hospital Wilson Rosado dando continuidade à programação Municipal do Outubro Rosa. A Prefeitura disponibilizou um ônibus para realizar o transporte de ida e volta com as mulheres, assegurando todas as condições de logística e alimentação. A próxima comunidade que será beneficiada é da Barrinha, amanhã (21), com as mulheres que são atendias pela UBS Marina Ferreira. Outras comunidades rurais também serão beneficiadas até o fim do mês.
A agricultora Maria de Fátima, de 59 anos, do Assentamento Real na Maisa, agradeceu a oportunidade de fazer o exame gratuitamente sem nenhum custo. “Eu estou achando maravilhosa essa iniciativa, sabe por que? Porque a gente não tinha essa chance. É uma grande oportunidade para cada uma de nós, porque tem muitas que não tem condições de vir da zona rural para a cidade fazer o exame. A Prefeitura deu essa oportunidade a gente e pra e maravilhoso.”, disse a Maria.
A aposentada Josileide Pereira da Silva, de 70 anos, também do Assentamento Real na Maisa, reconheceu o bom atendimento que recebeu da UBS Paulo Jansen e a iniciativa da Prefeitura em disponibilizar o exame. “Tá uma coisa muito maravilhosa. A vida para a gente lá é muito difícil. As vezes a gente precisa fazer um exame no centro e não temos o dinheiro da passagem. Uma coisa dessa de ir buscar a gente é muito maravilhosa. Eu fui muito bem atendida e não faltou nada. Nossa gerente é uma maravilha que faz tudo por nós. Eu estou muito feliz.”, afirmou Josileide.
A coordenadora de Saúde da Mulher, Suiann Costa, explicou que a Secretaria de Saúde planejou toda essa ação e que a Saúde de Mossoró ganha muito com iniciativas como essa. “Nós tivemos essa ideia para facilitar o acesso para as pessoas da zona rural. As vezes elas enfrentam algumas dificuldades por questões econômicas e perdem de realizar exames por isso. Foi uma ideia brilhante que estamos conseguindo realizar. Eu estou emocionada, porque esse momento foi pensado para elas. As mulheres que aqui realizaram a mamografia e for detectada alguma anormalidade elas já vão ser encaminhadas para consulta agendada com especialista. A Saúde de Mossoró só ganha com esse momento.”, afirmou Suiann.