quinta-feira - 27/07/2023

UBS do bairro Bom Pastor realiza oficina com a população sobre cultivo de hortelã

Por: Thiago Braga

No bairro Bom Pastor, em Mossoró, usuários atendidos pela Unidade Básica de Saúde Dr. Francisco Nazareno Pereira Gurgel participam de atividades que abordam aspectos da medicina tradicional e os benefícios das plantas medicinais. Na manhã desta quinta-feira (27), a equipe realizou junto à comunidade uma nova atividade que destacou os tipos e cultivo de hortelã.

Na oficina que acontece dentro do projeto “Saúde e Saberes Populares”, a equipe da UBS trabalhou os benefícios das plantas medicinais e fitoterápicos de forma in natura. No encontro, os profissionais esclarecem aos usuários acerca da utilização das plantas, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e valorização dos saberes populares.

O encontro contou com a participação do agrônomo Renan Cruz, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). “Por meio de espaços coletivos e de diálogo, os usuários terão oportunidade de fala e interação, de modo a valorizar a diversidade cultural, aliando seus costumes, saberes e tradições à ciência, ampliando a autonomia dos usuários e fortalecendo o elo da comunidade com a UBS na humanização da assistência à saúde”, ressaltou a assistente social Dorisângela Lima.

A comunidade também participa com sugestões de temas a serem discutidos nos encontros. “A oficina que tratou sobre hortelã e suas formas de cultivo foi adicionada ao nosso planejamento considerando os pedidos dos participantes. O projeto, como o próprio nome retrata, valoriza os saberes populares. Assim, a cada encontro, a equipe registra as sugestões e solicitações da comunidade”, explicou a assistente social.

O projeto “Saúde e Saberes Populares” é desenvolvido na unidade pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Mossoró em parceria com os cursos de Agronomia e Medicina da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Na UBS, os encontros são realizados uma vez por mês. A cada atividade, duas plantas medicinais são trabalhadas com a população do bairro assistida pela unidade.