sexta-feira - 20/09/2019

UBS Conchita Ciarlini realiza ação humanitária com 40 venezuelanos na cidade

A Unidade Básica de Saúde Enfermeira Conchita da Escóssia Ciarlini, do bairro Abolição 2, realizou na manhã desta sexta-feira (20) uma ação humanitária com 10 famílias venezuelanas refugiadas na cidade. Foram cerca de 40 venezuelanos que receberam assistências médicas, odontológicas e de enfermagem gratuitas com os profissionais da Rede Municipal de Saúde.

“Uma agente de saúde visitando a área notou a presença de alguns venezuelanos que estão nessa área que a UBS abrange. Então, vendo a necessidade deles a gente aqui do posto se propôs a fazer um dia de ação pra tentar contemplar as necessidades de saúde dos venezuelanos. Essa ação é para minimizar os problemas que eles vêm enfrentando.”, afirma a dentista da UBS Verena Lúcia ao explicar o motivo de realizar a ação humanitária.

No total, a UBS Conchita Ciarlini realizou 77 procedimentos com assistências humanizadas nas crianças e adultos venezuelanos que compareceram na ação. Segundo a gerente da UBS, Ana Paula, eles estão com Cartão Nacional do SUS e poderão contar com os atendimentos do Posto de Saúde. Os venezuelanos estão em residências cedidas pela Abrigo Lar da Criança Pobre, das irmãs Lisonete Scherzinger e Cristina Scherzinger (Irmã Ellen e Irmã Cristina).

Clínico Geral: 10 atendimentos

Pediatra: 09 atendimentos

Atendimento Odontológico: 21 atendimentos

Enfermagem (Citologia Oncótica, Planejamento familiar): 03 atendimentos

Atualização do Cartão de Vacina: 08 atendimentos

Testagem Rápida: 04 atendimentos

Farmácia: 22 atendimentos

Rosalba Jimenez, 40 anos, com os filhos Rodolfo Ramirez, 10 anos, Damião Ramirez, 8 anos, e Isabela Ramirez de 3 anos após atendimento com o médico.

A venezuelana da comunidade de San Felix, Rosalba Jimenez, 40 anos, trouxe seus três filhos para se consultar com o médico da Unidade. “Eu fico muito agradecida por saber que meus filhos estão aqui no médico. Minhas palavras são de agradecimento. O povo daqui é muito acolhedor com a gente.”, destacou Jimenez. A venezuelana já conseguiu um emprego momentâneo e segue tentando um outro para o seu marido, que é motorista e também trabalha com jardinagem, que não compareceu na UBS para participar de uma reunião dos filhos na Escola Santa Elisabete.

A jovem Eilen Damares, de 12 anos, natural de Caracas na Venezuela, está em Mossoró há poucas semanas com sua família. Segundo ela, a recepção dos mossoroenses está sendo muito boa e a acolhida na UBS chegou em um bom momento. “Está sendo muito legal. Eu me sinto bem por estar aqui, mas sinto saudades da Venezuela. Sempre que eu precisar de alguma assistência médica eu vou voltar. Meus irmãos também vieram comigo para receber os cuidados de vocês, que estão sendo pessoas muito acolhedoras com a gente.”, comenta Eilen Damares.