domingo - 10/08/2025
Torneio de “Melhor Reprodutor” de ovinos e caprinos reúne concorrentes de diversos estados na “Festa do Bode”
O torneio de “Melhor Reprodutor” reuniu animais ovinos e caprinos na tarde deste sábado (9), durante a “Festa do Bode”.
Por: Solange Santos

O torneio de “Melhor Reprodutor” reuniu animais ovinos e caprinos na tarde deste sábado (9), durante a “Festa do Bode”. Antes da realização do torneio, os animais passaram por um evento chamado ‘Admissão”, onde um juiz e colaboradores da Associação Norte-rio-grandense dos Criadores de Ovinos e Caprinos (Ancoc) fizeram uma pré-seleção, mensuração, verificação de tatuagem, dentição e padrão morfológico de raça de cada animal, para tornar-se apto a pisar e abrilhantar a pista de julgamento.

“Esses animais vêm de diversos estados para participar do torneio nacional da raça Morada Nova, a nacional das raças nativas, terceira etapa da Copa Sohinga e ranqueada da raça Boer, ou seja, a gente tem aqui criadores de vários estados, Pernambuco-PE, Paraíba-PB, Rio Grande do Norte-RN, Ceará-CE, Piauí-PI, Alagoas-AL, muita gente de fora, abrilhantando essa festa do bode aqui em Mossoró”, declarou Caius Otávio, presidente da Ancoc.
Eduardo Barroso é um dos produtores rurais presentes ao evento. Ele relata que ter o torneio dentro da maior Caprifeira do Rio Grande do Norte é uma vitrine para os animais, agregando valor a cada um deles.

“O que nos motivou a participar da ‘Festa do Bode’ esse ano em Mossoró foi a parceria firmada entre nós criadores de raça com a Prefeitura de Mossoró através do secretário de Agricultura, Fabiano Moreira, que não mediu esforços para a realização desse evento. Nesse torneio vão ser analisados e julgados os melhores animais de 2025 a nível nacional, isso nos traz uma vitrine para nossos animais, um reconhecimento agregando valor aos nossos rebanhos e nosso trabalho diante do melhoramento genético desses rebanhos”, disse.
A Prefeitura de Mossoró investiu cerca de R$ 117 mil em premiação com o torneio de “Melhor Produtor”, o investimento realizado em todas as edições da “Festa do Bode”, atraindo assim mais produtores.

“A maior importância para quem vem participar de um torneio como esse é o melhoramento genético. Quem vem aqui de produtor, de Mossoró e região, está vendo o melhor da genética, da ovinocaprinocultura do Nordeste. Estamos com a exposição nacional de Morada Nova, Nordestina de Sohinga, ranqueadas aqui de várias raças. Então, o produtor vem aqui, vê o que é animal de excelência genética, e aí tenta levar para sua propriedade essas noções de como melhorar o seu rebanho, ou mesmo adquirir animal e levar para sua propriedade”, pontuou o titular da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), Faviano Moreira