sexta-feira - 06/05/2022

Titular da Semasc participa do “II Seminário da Rede de Cuidados de Mossoró”

Por: Solange Santos

Na quinta-feira (5), o Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidados e Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência de Mossoró-RN realizou o “II Seminário da Rede de Cuidados de Mossoró”, no auditório da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. O evento teve como público-alvo os profissionais do Sistema de Garantia de Direitos.

O “II Seminário da Rede de Cuidados de Mossoró” abre a Campanha 18 de Maio no município, abordando a temática sobre a articulação e o fortalecimento da rede que compõe o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes, em especial às vítimas e testemunhas de abuso e exploração sexual.

Presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (COMDICA), Joana Amélia ressaltou o objetivo e a importância do evento. “Estamos no mês de maio, onde intensificamos a campanha contra o abuso sexual de crianças e adolescentes. Através do COMDICA, foi criado o comitê de cuidado e proteção a esse público. O seminário que estamos realizando hoje é voltado aos profissionais da rede, para que eles entendam como funciona nosso trabalho e assim possam ajudar da melhor forma às vítimas de violência”, enfatizou.

Coordenadora do Comitê, Janielly Mendonça explica que o seminário tem como objetivo esclarecer sobre o papel da rede de proteção à criança e adolescente aos profissionais da rede que diariamente atendem vítimas de abusos sexuais. “A proposta do seminário hoje é que os profissionais da rede intersetorial de saúde, educação e assistência, que buscam zelar pela garantia de direitos de crianças e adolescentes, possam se articular e se alinhar para protegerem nossas crianças, objetivando que não se sintam reprimidas”, frisou.

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc), realiza um trabalho junto à população de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Eventos como “II Seminário da Rede de Cuidados de Mossoró”, que busca melhorar o atendimento às vítimas, recebem o total apoio da titular da Semasc, Evanice Fernandes. “O papel da nossa secretaria é estar presente em todas as ações em que nossos servidores possam se preparar cada vez mais para atender às vítimas de abusos e ajudar a diminuir esses casos no município”, declarou.

Quem esteve representando o prefeito Allyson Bezerra no evento foi a secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas. Ela enfatizou a importância de os profissionais estarem preparados para atender às vítimas de abuso sexual.

“Nós precisamos que todos os profissionais da saúde e da educação e familiares estejam preparados, para que, quando uma criança citar esse tipo de violência, nós saibamos que providências poderão ser adotadas. O sistema de saúde do Município dá todo o suporte às vítimas dentro das nossas unidades básicas, nas UPAs, dentro do CAPS infantil, para que consigamos dar a proteção que essas crianças precisam”, disse.

Titular da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Sasha Alves ressaltou que o isolamento social vivido durante a pandemia da Covid-19 fez com que muitas crianças e adolescentes sofressem caladas em casa. O lar que deveria ser o abrigo e porto seguro é o local onde acontece um grande número de violência sexual.

“As estatísticas mostram que naqueles crimes não era necessária a presença da vítima na delegacia, houve um aumento nos casos. Porém, aqueles crimes que precisavam de uma busca ativa, contato com a vítima, como, por exemplo, esses crimes de violência contra a criança, houve um decréscimo no número de casos. Isso significa que as crianças se tornaram mais invisíveis, por não irem à escola nem frequentar outros lugares públicos”, declarou.