sexta-feira - 22/09/2023

Termo de Colaboração entre Prefeitura, senadora Zenaide e Associação de Deficientes Visuais garante verba para atendimentos

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró, o mandato da senadora Zenaide Maia e a Associação dos Deficientes Visuais de Mossoró (ADVM) assinaram, na noite desta sexta-feira (22), um Termo de Colaboração visando o repasse de emendar parlamentar no valor de R$ 100 mil, destinado para a entidade que possui 160 associados, atendendo pessoas com cegueira total, baixa visão e visão monocular.

A assinatura do termo ocorreu no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência, sede do Poder Executivo local. O prefeito Allyson Bezerra ressaltou, na solenidade, a parceria administrativa com a senadora Zenaide Maia, a importância da destinação de recursos para instituições que desenvolvem ações voltadas às Pessoas com Deficiência (PcD) e ainda o trabalho executado pelo Município na área da inclusão.

“Mossoró é a terra da inclusão, e nós estamos aqui em mais uma ação de inclusão, que é o momento onde a senadora Zenaide destina uma emenda no valor de R$ 100 mil para a ADVM. Isso se junta a mais ações de inclusão que a Prefeitura tem realizado, como intérprete de Libras dentro das escolas, cadeiras acessíveis para as crianças com deficiência nas escolas, o front da inclusão e intérprete de Libras nos grandes eventos do município e ainda a Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, criada na nossa gestão”, frisou.

Durante a assinatura do termo, a senadora Zenaide Maia destacou o empenho do seu mandato junto a instituições que representam as Pessoas com Deficiência e anunciou também o envio para Mossoró de duas vans adaptadas, que serão utilizadas nas ações realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC).

“Eu tenho esse olhar diferenciado para as associações que cuidam das Pessoas com Deficiência, como a ADVM, pessoas que precisam ter oportunidade. Fico feliz que o prefeito já viu isso. Nós temos aqui uma pessoa graduada, pós-graduada, como exemplo”, disse a parlamentar, referindo-se à coordenadora de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência da Prefeitura, Camila Morais, que também frisou a importância da destinação dos recursos:

“Os recursos ajudam a ampliar cada vez mais as políticas públicas para as Pessoas com Deficiência. Hoje foi um momento em que a Associação de Deficientes Visuais assinou o termo de colaboração para ofertar cada vez mais serviços para a população que tanto necessita. São avanços e construção de políticas includentes, de fato”, pontuou Camila Morais.

O presidente da ADVM, Francisco Morais, enfatizou a relevância da destinação da emenda para a entidade. “É de grande satisfação a gente receber uma benfeitoria dessa, uma emenda parlamentar, que para as instituições que são do terceiro setor, são necessários esses recursos, pois nós somos instituições que trabalham sem lucrativos. A instituição fica muito grata, também junto ao Município, à Semasc”, disse.

Participaram da solenidade no Salão dos Grandes Atos o deputado estadual Ivanilson Oliveira; os secretários municipais Erison Natécio (Assistência Social e Cidadania), Almir Mariano (Programas e Projetos Estratégicos); o assessor especial da Semasc, Petras Vinícius; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Luís Correia, e o vice-presidente, Marcelo Teixeira; a primeira-dama Cinthia Pinheiro; o vice-presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereador Raério Araújo, além de demais representantes da ADVM e da Semasc.