quarta-feira - 15/02/2023

Terceira etapa da consultoria de cajucultura será concluída nesta quinta-feira

Por: Edinaldo Moreno

Nesta quinta-feira (16), a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural continua com os encontros com os agricultores para detalhar sobre o projeto de cajucultura. A terceira etapa será concluída no PA Jurema e terá a participação dos agricultores de Jurema, Olga Benário e Boa Fé.

A reunião está marcada para ter início a partir das 16h. “A participação dos agricultores tem sido muito boa. Temos tido uma interação ótima e estamos sanando muitas dúvidas dos pequenos agricultores”, explicou o coordenador Ney Maranhão, da Agricultura, sobre as primeiras etapas.

Ele destaca que a primeira etapa enfatizou o diagnóstico para conhecimento melhor do agricultor; e a segunda sobre financeiro e social. “Na primeira etapa fizemos levantamento para conhecer melhor o homem do campo e destacar. É muito bom tanto para o técnico como para o agricultor ter essa experiência. A segunda foi sobre diagnóstico financeiro e social. Temos esses dados conosco de 100 produtores”. A quarta etapa da consultoria está prevista para ter início logo após o Carnaval. Essa etapa terá atividades práticas. As três primeiras foram teóricas.

A Prefeitura de Mossoró, em parceria com o Sebrae do Rio Grande do Norte e Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN), está atuando na zona rural com a revitalização da cajucultura. São 19 comunidades, 200 hectares e 32 mil mudas que beneficiam 100 produtores dos quatro cantos do município.

“Esse projeto beneficiou pequenos agricultores que não tinham condições e hoje está dando oportunidade a eles. Sou filha de agricultor e estou muito feliz com esse projeto. É um projeto que todos os agricultores estão felizes e agradecidos”, comemorou Helena Monteiro, agricultora do Córrego Mossoró.

As comunidades atendidas são: Favela, Mulugunzinho, Cabelo de Nego, São Cristóvão, Rancho da Caça, Santa Cruz, Lorena, Córrego Mossoró, Montana, Senegal, Paulo Freire (Maísa), Apama, Nova União, São Romão, Oziel Alves, Pomar, Olga Benário, Boa Fé e Jurema.