quinta-feira - 21/01/2021

Nova técnica de cajucultura beneficia zona rural

Por: DIRETI

O gerente executivo da Secretaria Municipal de Agricultura, Raniere Barbosa, participou na última quarta-feira, 20, de uma visita de campo sobre o estudo do hidrogel na Serra do Mel. Ele esteve acompanhado de três agrônomos vinculados a pasta. O convite partiu do Banco do Nordeste.

De acordo com Raniere Barbosa, a ideia é auxiliar os produtores na atividade da cajucultura com a técnica que promove uma maior sobrevivência do cajueiro. A vantagem é que a muda vai começar a enraizar e se desenvolver em campo, mantendo um sistema radicular úmido de cerca de dez dias de sequeiro.

“O hidrogel facilita o enraizamento para a cultura do cajueiro. A ideia é que a gente possa auxiliar os produtores do município nessa atividade da cajucultura em parceria com o Banco do Nordeste, Sebrae e parceiros que estão envolvidos no projeto. O hidrogel é um produto que se coloca no tronco do cajueiro para que ele possa manter a umidade no ambiente do sistema radicular. Esse cajueiro plantado mesmo no período sequeiro consegue segurar a umidade em um ambiente", explicou Raniere Barbosa.

O hidrogel facilita o enraizamento para a cultura do cajueiro. Foto: Cedida

O gerente executivo da pasta ainda enumera os três principais polos de produção da cajucultura na Capital do Oeste. Ele lembra que no Polo Maísa tem vários agricultores investindo na cajucultura.

“O Polo Maísa tem muita gente produzindo cajueiro. A partir dessa técnica nós podemos, com a equipe de agrônomos que tem na secretaria, fazer uma orientação para acompanhar esses agricultores e potencializar ainda mais a cajucultura no Polo Maísa, Assentamento Favela e o PA Jurema. São esses três polos de cajucultura em Mossoró”, concluiu Raniere.

Tags:
Anterior Próximo