segunda-feira - 17/04/2023
Sítio Camurupim recebe ações do programa "Papo Rural"
Por: Edinaldo Moreno
O Sítio Camurupim, na zona rural de Mossoró, recebeu no sábado passado (15) mais uma edição do “Papo Rural”. Na ocasião, a atividade abordou a suinocultura. Um bom número de produtores do polo Maísa e outras localidades rurais do município participaram do evento.
A ação tratou de manejo de fêmeas na gestação e lactação; sanidade na suinocultura e manejo de leitões na maternidade e creche; e alimentos e alimentação na suinocultura.
“A gente contou com parceria de professores da Ufersa (Universidade Federal Rural do Semi-Árido) juntamente com a equipe da Secretaria de Agricultura e levamos algumas teorias e abordagens práticas para os produtores de Mossoró. Vieram muitos produtores do polo Maísa, como Assentamento Pomar, Olga Benário, Boa Fé e de outros polos”, destacou o veterinário da Seadru, Aluísio Neto.
Aluísio Neto explicou que a ação foi aprovada pelos participantes. “Os produtores gostaram muito da iniciativa da Seadru. Eles aprovaram a ideia, inclusive no momento fechamos algumas parcerias para fornecer alguns serviços de consultoria e de assistência técnica para esses produtores, seja por meio do programa 'Mossoró Rural', e também com profissionais da Ufersa”.
A suinocultura é uma das atividades mais importantes de Mossoró e está entre os cinco primeiros rebanhos do Rio Grande do Norte. “Mossoró possui o maior rebanho do Estado. Esse acompanhamento técnico aumenta e melhora a produção. Por meio do ‘Mossoró Rural’, estamos conseguindo levar novas práticas para os produtores rurais do município”, concluiu.