segunda-feira - 16/10/2023

SIM recebe comitiva do estado de Alagoas para apresentar atividades desenvolvidas pelo órgão

Por: Edinaldo Moreno

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), recebe nesta terça-feira (17) uma comitiva do estado de Alagoas (AL). O objetivo da vinda desta delegação é conhecer de perto a atuação do serviço municipal.

A visita acontecerá de 17 a 19 de outubro. No primeiro dia a equipe se reunirá no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para acolhida e apresentação teórica das atividades desenvolvidas pela Inspeção de Mossoró.

Já no período da tarde, a equipe do SIM e a comitiva alagoana visitarão o Laboratório de Inspeção dos Produtos de Origem Animal (LIPOA) e a sede do Serviço de Inspeção Municipal na Secretaria de Agricultura de Mossoró. Lá poderão conhecer toda parte de documentação e instrumentos legais utilizados na prática da fiscalização e os processos de trabalho do Serviço oficial de inspeção do município.

COMO ATUA

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal e vegetal minimamente processados. O órgão tem por finalidade promover a segurança alimentar, por meio de ações de saúde pública e combate à clandestinidade.

As empresas com registro junto ao Serviço de Inspeção Municipal têm vantagens em relação à concorrência com a produção legalizada de seus produtos no mercado consumidor. Além da garantia de qualidade, segurança alimentar e participação em programas governamentais oficiais de compra direta.

Todo produto de origem animal ou vegetal, minimamente processado, para ser comercializado precisa estar carimbado ou rotulado, constando dados sobre o fabricante e o produto, além do órgão fiscalizador. Produto não identificado é um produto de origem desconhecida, clandestino.