sexta-feira - 26/04/2024

SIM realiza reunião com responsáveis técnicos das empresas registradas no órgão

Por: Edinaldo Moreno

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), realizou nesta semana reunião com os Responsáveis Técnicos (RTs) das empresas registradas no órgão. Foram repassadas várias informações para melhorias e adequações nos processos produtivos.

Entre as informações estavam Programas de Autocontrole, boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos, análises microbiológicas e físico-químicas dos produtos, além de dados de produção das empresas que precisam ser repassadas ao SIM.

A médica veterinária e diretora do Serviço de Inspeção Municipal, Allany Medeiros destacou que a equipe tirou dúvidas dos técnicos e esclareceu informações e ressaltou que esse encontro é de rotina e faz parte da sistemática de acompanhamento do SIM, na produção segura de alimentos em Mossoró.

“O Serviço de Inspeção tem essa prerrogativa de atuar orientando as empresas como deve ocorrer o processo produtivo de alimentos. Os responsáveis técnicos precisam sempre estar atualizados e informados com relação às exigências, orientações, técnicas e práticas que o serviço exige deles mediante a legislação”.

Allany Medeiros ressalta que quanto mais rápido o serviço chegar aos RTs, mais seguro será a produção daqueles alimentos. “Esses profissionais estão diariamente nas indústrias acompanhando todo o processo, fazendo análise dos produtos. Eles acompanham a execução do programa de autocontrole”, frisou.

Atualmente, o Serviço de Inspeção de Mossoró tem 20 empresas registradas na parte de origem vegetal (indústria de bebidas) e 10 de origem animal. “Ao todo, contando com empresas de produtos de origem animal e vegetal, contamos 30 empresas registradas no Serviço de Inspeção Municipal”, finalizou.

REFERÊNCIA

O SIM é referência em todo o país. Ele foi o 24º serviço a receber equivalência de produtos de origem animal e o 1º a receber o selo para produtos de origem vegetal.

O Serviço de Inspeção Municipal é responsável pela fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal e vegetal minimamente processados. O órgão tem por finalidade promover a segurança alimentar, por meio de ações de saúde pública e combate à clandestinidade.

Todo produto de origem animal ou vegetal, minimamente processado, para ser comercializado precisa estar carimbado ou rotulado, constando dados sobre o fabricante e o produto, além do órgão fiscalizador. Produto não identificado é de origem desconhecida, clandestino.