sexta-feira - 02/03/2018

SIM realiza inspeção em produtos de origem animal e vegetal

O Serviço de Inspeção Municipal dos Produtos de Origem Animal e Vegetal (SIM) tem contribuído para o controle da saúde pública e meio ambiente, através de ações que visam combater a manipulação de forma inadequada de alimentos em seu local de produção. O SIM funciona na sede da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, com três veterinárias responsáveis pela inspeção dos produtos de origem animal, e um engenheiro agrônomo responsável pelos produtos de origem vegetal. O serviço foi expandido e regulamentado pela Lei Complementar Municipal nº 3.027/2013. “Todo produto de origem animal e vegetal produzido para ser comercializado em Mossoró deve ser inspecionado e cadastrado no serviço”, explicou o engenheiro agrônomo Edmar Filho. Esta semana o serviço realizou uma interdição em uma charquearia clandestina que vinha funcionando na cidade. “Dentre as principais irregularidades encontradas estava a ausência do registro do responsável técnico, além de materiais e equipamentos com bastante oxidação, fluxograma inadequado, manipulação de alimentos sobre o piso e presença de animais sinantrópicos, como moscas, entre outros”, destacou o engenheiro agrônomo. Segundo ele, na ocasião foram apreendidos 4.330 quilos de carnes, que foram descartadas por não serem adequadas para o consumo humano. “Essa fiscalização é uma ação de suma importância para a saúde pública, a saúde dos funcionários desses estabelecimentos e o meio ambiente”, ressaltou Edmar Filho. A inspeção pode ser realizada através de denúncias que garantem o sigilo sobre o denunciante, através dos telefones 3315-5189 e 3315-5190. As ações são realizadas em parceria com a Guarda Civil Municipal e a Fiscalização Urbanística e Ambiental.