sexta-feira - 22/03/2024

Serviço de Inspeção Municipal recebe visita técnica de comitiva de Caicó

Por: Edinaldo Moreno

O Serviço de Inspeção Municipal, órgão vinculado a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) recebeu nesta semana uma comitiva da Secretaria de Agricultura de Caicó. O objetivo da visita é a troca de experiência e conhecimento. O SIM em Mossoró tem credenciamento ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Origem Animal (SISBI/POA) e de origem vegetal (SISBI/POV).

A constante visita de equipes de diversas secretarias de todo o país atesta a relevância do trabalho desenvolvido pelo Serviço de Inspeção em Mossoró. A troca de experiências visa compreender a funcionalidade do sistema de inspeção municipal.

Allany Medeiros, médica veterinária do Serviço de Inspeção do município, destaca a importância deste reconhecimento que o SIM de Mossoró vem tendo com as visitas que o órgão recebe. Ela ressalta que é a segunda vez que o grupo visita o Serviço em Mossoró.

“Eles que buscam implantar o serviço em Caicó tem como referência o de Mossoró pelo fato da estruturação, tanto na parte animal como na parte vegetal. Nós estamos apresentando toda a estrutura do serviço, o arcabouço legal e jurídico e a parte documental, que está sendo repassada para os técnicos”, explicou a médica veterinária que ainda destacou o intercâmbio realizado entre as equipes.

“Essa abertura que o Serviço Municipal tem dado, tanto aos municípios potiguares quanto de outros estados têm facilitado a divulgação do nosso serviço para outras realidades. A gente acredita que só tem a ganha quando abrimos nossa estrutura para receber colegas de outros municípios. Essa visita da comitiva de Caicó é o reconhecimento que o SIM vem tendo do trabalho que é desempenhado por toda a equipe”.

O médico veterinário de Caicó e integrante da comitiva, Giovanni Brito, explicou que o município do Seridó tem previsão de implantar o serviço de inspeção ainda neste primeiro semestre de 2024. O profissional elogiou o trabalho realizado pelo SIM de Mossoró.

“Em Caicó ainda não temos implantado o Serviço de Inspeção Municipal. Todo o Rio Grande do Norte é conhecedor que a Secretaria de Agricultura de Mossoró tem o Serviço implantado e bem consolidado, com respaldo do SISBI. Os produtos daqui podem ser comercializados em todo o país. Estamos aqui fazendo uma visita técnica absorvendo conceitos, funcionalidade e o fluxograma do serviço.

O Serviço de Inspeção de Mossoró é referência em todo o país, sendo o 24º serviço a receber equivalência de produtos de origem animal e o 1º a receber o selo para produtos de origem vegetal.

O SIM é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal e vegetal minimamente processados. O órgão tem por finalidade promover a segurança alimentar, por meio de ações de saúde pública e combate à clandestinidade.

Todo produto de origem animal ou vegetal, minimamente processado, para ser comercializado precisa estar carimbado ou rotulado, constando dados sobre o fabricante e o produto, além do órgão fiscalizador. Produto não identificado é de origem desconhecida, clandestino.