sexta-feira - 10/05/2024

Serviço de Inspeção Municipal promove ação de educação sanitária

Por: Edinaldo Moreno

O Serviço de Inspeção Municipal, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), realizou na noite desta quinta-feira (9) ação de educação sanitária num supermercado da cidade. A medida orientou aos consumidores com relação à importância de se consumir e adquirir produto de origem animal e vegetal com registro de inspeção oficial.

Diretora do SIM, Allany Medeiros destaca que esse selo de inspeção pode ser municipal, estadual ou federal. “Nós levamos folder para mostrar os selos aos consumidores para que eles possam identificar esse selo no produto”, iniciou.

“Levamos também o banner do Serviço de Inspeção que mostra todo o fluxograma de como dar registro. Conversamos com várias pessoas ao longo da noite da nossa ação. Consideramos que foi muito exitosa a nossa ação realizada ontem à noite (quinta-feira)”, completou.

Allany Medeiros salientou ainda que os consumidores agradeceram à equipe do SIM por realizar a ação de educação sanitária. “Todas essas informações foram repassadas para os consumidores que a partir de então passam a saber a importância de consumir o produto com registro porque garante a segurança e a qualidade daquele alimento”.

A diretora do Serviço de Inspeção Municipal destaca que a ação vai se tornar rotina na atuação do órgão. “Nós estaremos visitando um local que tenha fluxo de consumidores para a gente levar essas orientações a todos”, finalizou.

REFERÊNCIA

O Serviço de Inspeção Municipal é referência em todo o país. Ele foi o 24º serviço a receber equivalência de produtos de origem animal e o 1º a receber o selo para produtos de origem vegetal.

O órgão é responsável pela fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal e vegetal minimamente processados. O órgão tem por finalidade promover a segurança alimentar, por meio de ações de saúde pública e combate à clandestinidade.

Todo produto de origem animal ou vegetal, minimamente processado, para ser comercializado precisa estar carimbado ou rotulado, constando dados sobre o fabricante e o produto, além do órgão fiscalizador. Produto não identificado é de origem desconhecida, clandestino.