quarta-feira - 29/06/2022

Seminário “Aprender na Diversidade” é encerrado com participação expressiva de estagiários

Por: Maricelio Almeida

Foi encerrado nesta quarta-feira (29) o I Seminário “Aprender na Diversidade”, ação que integra as atividades do Programa de Formação Continuada para a Educação Especial em 2022, idealizado e executado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró. O evento, realizado ao longo de dois dias, contou com a participação expressiva de estagiários que atuam como auxiliares de sala em escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) da Rede Municipal de Ensino.

“O seminário contou com a participação de praticamente todos os estagiários da Rede Municipal ao longo desses dois dias. As palestrantes trouxeram experiências que vivenciam na rede básica, com muita troca de conhecimento. Foi enriquecedor para a prática dos estagiários e isso vai reverberar no dia a dia na escola, isso é o que nós desejamos. Agradecemos a participação de todos. Esse seminário é apenas o primeiro, em breve teremos novos encontros, oficinas, novas programações”, destacou a coordenadora de Educação Especial da SME, Leilimar Bezerra.

No primeiro dia de seminário, o tema trabalhado foi “A escola inclusiva: possibilidades e acessibilidade”. As formadoras do encontro foram as professoras Samira Carneiro (Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) e Margareth Freire, da Rede Municipal de Ensino de Mossoró. A mediação coube à professora Cláudia Glauciana Castro, que atua na Coordenadoria de Educação Especial da SME.

Nesta quarta-feira (29), o encontrou debateu o tema “A importância da construção dos vínculos para o acolhimento das crianças/alunos com deficiência”. Com mediação da professora Cristianne Miranda, da Coordenadoria de Educação Especial da SME, o evento teve como formadoras a psicóloga Eurandizia Maia, da UnP, e Danielle Medeiros, ex-estagiária e diretora da UEI Eva Maria.

“Nós estamos colaborando com o trabalho da Secretaria Municipal de Educação, em nome da Universidade Potiguar (UnP), dos cursos de Psicologia e Pedagogia, no processo formativo de docentes e agora, em especial, dos estagiários em educação. Nossa colaboração está sendo no intuito de trazermos uma formação que desperte para a importância do vínculo entre o aluno e o professor, e dos vínculos de um modo em geral no ambiente escolar, e a importância dessa relação interpessoal para o sucesso da aprendizagem”, frisou a psicóloga e professora Eurandizia Maia.

Atualmente diretora da UEI Eva Maria, Danielle Medeiros compartilhou com os presentes as suas experiências enquanto estagiária. “Agradeço o convite da Secretaria para esse momento em que pude compartilhar minhas experiências enquanto estagiária. Finalizei o estágio em 2019 e agora estou em outro desafio, na gestão. É muito gratificante compartilhar com outros estudantes as vivências da minha época de estágio. Espero que as minhas palavras possam ajudar eles a superarem os desafios, que são muitos”, disse.

Estagiária na Escola Municipal Professor Alexandre Linhares, a estudante Leilane Costa destacou a importância da capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Educação. “Na universidade, a gente fala muito de capacitação e hoje esse é um dos temas mais importantes para nós, com destaque para o acolhimento, o vínculo com a criança. Essa capacitação foi maravilhosa, trazendo experiências diferentes dos profissionais, para que a gente possa ter um olhar mais amplo nessa questão. Para mim, esse momento é importante tanto para o meu crescimento profissional quanto pessoal”, relatou.

A secretária municipal de Educação, professora Hubeônia Alencar, lembra que o seminário é mais uma etapa do Programa de Formação Continuada para a Educação Especial. “Já tivemos desde o início do ano momentos com os professores das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), momentos com os supervisores, gestores e demais professores da Rede, e agora, no recesso, sem prejudicar o trabalho da sala de aula, estivemos com os auxiliares, os estagiários que estão sendo capacitados”, afirmou.

Hubeônia também enfatizou que os estagiários, ao serem selecionados, receberam orientações da Coordenadoria de Educação Especial da SME de forma individualizada e que, agora, passaram por um processo de capacitação coletiva. “É um momento importante, principalmente porque estamos divulgando que já chegamos a marca de 468 estagiários selecionados pela Rede Municipal de Ensino. Inicialmente ofertamos 415 vagas, e já selecionamos 468. E continuamos com a seleção aberta, porque a nossa intenção é criar um cadastro de reserva”, concluiu a secretária.