segunda-feira - 10/05/2021

Seminário aborda “Desafio de Proteger a Criança e o adolescente em Tempo de Pandemia"

Por: DIRETI

O Seminário Rede de Cuidado abordou "O Desafio de Proteger a Criança e o(a) adolescente em Tempo de Pandemia", durante evento virtual nesta segunda-feira (10). O Seminário é uma realização do Comitê de Gestão Colegiado da Rede de Cuidados e de Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência por meio da Prefeitura de Mossoró em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mossoró (Comdica) e o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).

O evento é a primeira capacitação gestada no âmbito do Comitê Local da Rede de Cuidados de Mossoró e se destina a qualificar o trabalho dos atores da rede local de proteção aos direitos infantojuvenis, para que eles saibam como prevenir, identificar, acolher e encaminhar os casos de violência contra a criança e o adolescente.

A solenidade de abertura e o evento foi transmitido pelo canal oficial da Prefeitura de Mossoró no YouTube. O prefeito de Mossoró Allyson Bezerra fez a abertura do evento e ressaltou a importância da integração na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

“Uma pauta muito importante que é o direito da criança e do adolescente, principalmente porque vivemos um momento difícil para toda humanidade e não tem sido diferente nos relacionamentos familiares. O que nós estamos escutando a cada dia com o confinamento das pessoas, os conflitos que já existiam acabam sendo mais recorrentes no nosso dia a dia, principalmente conflitos familiares. Muitas vezes temos as crianças e os adolescentes presenciando tudo isso e criando traumas. Esse tripé: saúde, educação e assistência - é fundamental para que a gente consiga reverter parte dos traumas que muitas vezes nossas crianças e nossos adolescentes acabam levando por toda uma vida”, destacou o prefeito.

Na ocasião, profissionais de renome estadual e nacional que contribuem na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes do nosso país palestraram com temas necessários ao contexto do 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

O Comitê de Gestão Colegiado da Rede de Cuidados e de Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência tem finalidade de articular, mobilizar, planejar, acompanhar e avaliar as ações da rede intersetorial, além de colaborar para definição dos núcleos de atendimento e o aprimoramento da integração do próprio comitê.

Participaram do evento as secretárias municipais de Educação, Hubeônia Alencar; de Desenvolvimento Social e Juventude, Janaína Holanda; e da Saúde, Morgana Dantas. Ainda participaram a vereadora Carmem Júlia Montenegro, representando a Câmara Municipal de Mossoró (CMM), a presidente do Comdica Carla Filomena, juíza Anne Isabel e o promotor de Justiça da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró, Sasha Alves.