quinta-feira - 14/11/2024

Semear 2025: Agricultura receberá primeiras listas de inscritos a partir da próxima segunda-feira

Por: Edinaldo Moreno

Walmir Alves (SECOM/PMM) Walmir Alves (SECOM/PMM)

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) reuniu na manhã desta quinta-feira (14) lideranças rurais sobre o programa Semear 2025. Muitos agricultores estiveram presentes ao Parque de Exposições Armando Buá e foram informados que as primeiras listas de inscritos começarão a ser recebidas a partir da próxima segunda-feira (18).

Titular da Secretaria de Agricultura de Mossoró, Faviano Moreira ressaltou a importância do planejamento para as ações relacionadas ao programa de corte de terra realizado no município. A lista poderá ser entregue até o dia 20 de dezembro, na sede da Secretaria de Agricultura.

“Nesse primeiro momento estamos abordando sobre a previsão do inverno para 2025 e passando as primeiras informações sobre o cronograma de atividades. Vamos receber já as primeiras listas de inscritos, do dia 18 deste mês até o dia 20 de dezembro. A reunião também abordará os critérios, as regras, os cuidados. Com isso, o agricultor terá o tempo suficiente para se planejar e conseguir fazer todo o preparo para o corte e o plantio de terra no próximo inverno”.

Lideranças rurais estiveram nesta manhã no Parque Armando Buá. Foto: Walmir Alves (SECOM/PMM)

 

O programa Semear 2025 incentiva o pequeno agricultor familiar através do fornecimento gratuito de óleo diesel para o corte de terra na zona rural. Cada agricultor recebe uma quantidade definida pela Seadru. O programa existe há mais de 20 anos e ajuda aos produtores rurais das comunidades a produzirem os frutos da terra necessários à subsistência e ao crescimento da renda familiar.

A agricultora Joana D’arc, que reside na comunidade Oziel Alves, no polo Maísa, esteve presente à reunião e destacou a importância do programa de corte de terra para o agricultor familiar e também elogiou a iniciativa da Secretaria de Agricultura em reunir lideranças rurais e repassar todos os detalhes do programa.

“Estou hoje representando minha comunidade e é muito importante esse programa de corte de terra para nós agricultores. É um benefício que todos os anos temos. É também muito importante a Secretaria realizar essa reunião, pois sairemos daqui sabendo de tudo para fazer e de como a gente pode se inscrever”, disse a agricultora que já participa do programa há mais de 20 anos.

Também há muitos anos sendo beneficiado com o corte de terra, o agricultor Célio Silva ressaltou o programa Semear. “Essa reunião é muito importante para todos nós agricultores. O programa de corte de terra traz muitos benefícios para a gente porque é uma forma de ajudar o pequeno agricultor a ter seu plantio. Essa hora de corte é muito importante porque muitos agricultores não têm condições financeiras de pagar uma hora de trator”, enfatizou.

PERÍODO CHUVOSO

Professor de Climatologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Saulo Tasso concedeu palestra aos presentes sobre a previsão para o próximo período chuvoso na região. Ele explicou que é prematuro afirmar como será o próximo período de chuvas.

“Fomos convidados pela Secretaria de Agricultura para entender sobre a distribuição das chuvas e suas previsões para o próximo período chuvoso na nossa região. A palestra abordou a climatologia e finalizou de certa forma com a perspectiva e a previsão para a quadra chuvosa de 2025, entre fevereiro e maio. Os parâmetros globais, principalmente a questão das anomalias de temperatura da superfície do mar no momento apresenta neutralidade no (oceano) Atlântico. Por isso é cedo para uma previsão mais precisa”.

Professor Saulo Tasso repassando aos agricultores informações sobre previsão de chuvas. Foto: Walmir Alves (SECOM/PMM)

 

Anterior Próximo