terça-feira - 07/10/2025
Semasc realiza solenidade de entrega de fardamento para os grupos dos SCFV e técnicos de nível superior
Semasc realiza entrega de fardamento entre grupos dos SCFV e servidores.
Por: Solange Santos
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania Juventude (Semasc) realizou na manhã desta terça-feira (7), a entrega de fardamento para servidores e usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). Titular da Semasc, Shirley Targino e toda sua equipe realizaram solenidade no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo, onde os convidados foram recepcionados ao som da Banda de Música Municipal Arthur Paraguai.
“É muito gratificante estar aqui fazendo a entrega dessas camisetas, até porque era uma expectativa que eles tinham, e o fardamento mostra o local, identifica e isso é muito bom. Estamos aqui no auditório do Centro Administrativo recepcionando nossos servidores e usuários do Serviço de Convivência com a presença da Banda Municipal Arthur Paraguai, tornando esse evento uma festa linda”, declarou a secretária Shirley Targino.

Durante o evento houve a apresentação do Pastoril do Centro de Convivência do Idoso do Abolição I. O coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, Lucas Fernandes, ressaltou a importância do fardamento para identificação dos assistidos nos equipamentos da Semasc como, os 14 Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) e os três Centros de Convivência do Idoso (CCIs).
“É uma enorme alegria estarmos aqui nesse evento para fazer a entrega do nosso fardamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. Hoje está sendo entregue cerca de 1.700 camisetas para todos os grupos que fazem parte dos nossos 14 CRASs e dos nossos três CCIs aqui em Mossoró, equipamentos ligados à nossa Proteção Básica. Pode parecer uma coisa simples, mas a questão de identificarmos esses usuários no momento que eles vão frequentar os nossos CRASs é de extrema importância essa identificação na rua, inclusive dentro do próprio equipamento também”, enfatizou.

Gerente da Proteção Básica, Marwyla Lima explica a importância e o papel que o serviço de convivência realiza diariamente nos equipamentos, promovendo mais socialização e fortalecendo os vínculos sociais e familiares, evitando assim a exclusão.
“O Serviço de Convivência ofertado nos Centros de Referência de Assistência Social é dividido a partir de grupos etários. Então, nós temos grupos de crianças, de adolescentes, de mulheres e de pessoas idosas. Esse trabalho é realizado com o intuito de fortalecer os vínculos sociais e familiares das pessoas de forma a evitar exclusão, segregação e também contribuir para adquirir competências e habilidades a partir do que é ofertado nesse serviço, que não se limita apenas a momentos festivos. Eles têm semanalmente atividades diárias relacionadas a temáticas de cidadania, que são previamente planejadas para o ano todo e a partir disso são feitas e pensadas as metodologias para serem trabalhadas nas unidades. Momentos como esses trazem a visibilidade que esse serviço merece, mas também de despertar para entender que ele é um processo, é um serviço que faz com que os usuários adquiram habilidades para as questões usuais da vida, do cotidiano, da formação profissional entre outros”, pontuou.
