segunda-feira - 22/08/2022

Semasc faz entrega simbólica da “Chave do bebê” para a primeira criança que nasceu nesta segunda-feira

Por: Solange Santos

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entregou na tarde desta segunda-feira (22), em ato simbólico, a “Chave do Bebê” à primeira criança que nasceu hoje no Hospital Maternidade Almeida Castro.

“A entrega da chave é um ato simbólico no qual o poder público está garantindo a essa criança e à família o acesso aos serviços de saúde, educação e assistência social. Todo esse acompanhamento é fundamental para prevenir doenças, prever alguns problemas que a criança possa vir a ter e garantir todos os direitos estabelecidos, declarou a nutricionista Luanda Mezaab.

Titular da Pasta da Semasc, Evanice Fernandes levou para a mãe da pequena Ana Alice um kit de produtos infantis como forma de enfatizar os direitos que toda criança deve ter ao nascer. “Nós enquanto representantes da assistência social do município estamos aqui para a entrega simbólica da chave à primeira criança que nasceu no dia de hoje. E  essa criança vai receber o título de ‘Madrinha Cidadã’ de Mossoró. Essa é mais uma ação do programa da ‘Primeira Infância’, que estamos desenvolvendo neste mês de agosto”, enfatizou.

A pequena Alice nasceu às 00h15 de parto normal. A mãe Francisca Fabiana da Silva fala de como se sentiu em receber pela filha a “Chave do Bebê” e o título de “Madrinha Cidadã”. “Me sinto privilegiada de receber essas homenagens hoje por minha filha ter sido a primeira bebê a nascer”, disse.

O Hospital Maternidade Almeida Castro atende mulheres de toda a região, oferecendo diversos serviços. “A Maternidade Almeida Castro acompanha o trabalho de parto da mãe quando ela entra na maternidade e também oferece outros serviços como, por exemplo, o método canguru. Contamos com os serviços de aleitamento materno e outros que ofertamos tanto para as puérperas, quanto para os seus bebês”, frisou a coordenadora-geral de enfermagem, Patrícia de Oliveira.