segunda-feira - 22/08/2022

“Primeira Infância Cidadã”: Programa realiza mais uma reunião com profissionais do município

Por: Solange Santos

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com a Petrobras S/A, promoveu na tarde desta segunda-feira (22) mais uma reunião da trilha formativa do programa “Primeira Infância Cidadã” (PIC) com profissionais da área de educação, assistência social e da saúde.

O objetivo do PIC é contribuir para a priorização da primeira infância na agenda municipal, por meio do fortalecimento do sistema de garantias de direitos e apoio à elaboração ou revisão dos planos municipais. "Nosso encontro hoje é para discutir sobre como formar as comissões que vão revisar o plano municipal da ‘Primeira Infância’, que Mossoró já tem, mas está revisando, declarou a formadora do programa PIC", Lany Bessa.

A trilha conta 40 participantes. Entre eles na reunião desta tarde estava a professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Suzaneide Ferreira da Silva. Ela acredita que a união de diversos segmentos presentes na trilha traz um quadro maior de possibilidades apresentadas. “A importância de todos reunidos aqui cria um leque de observações do diagnóstico das propostas, metas e das ações finalistas em torno da primeira infância. Todos pensando, há um comprometimento, há o envolvimento e o pertencimento à causa”, enfatizou.

A agente comunitária de saúde Glicéa Silva de Oliveira disse que é de grande relevância esses encontros para discutir e procurar melhorias para as crianças do município. “Essa união entre a assistência, saúde e educação foi de suma importância para que pudéssemos conseguir ter um olhar mais clínico e mais crítico também. Essas necessidades das crianças, como é que elas gostariam de viver, o ambiente que elas gostariam de ter são muito importantes. Essa escuta é necessária, esse projeto PIC veio como uma luva para darmos uma condição de vida melhor às nossas crianças, concluiu.