sexta-feira - 29/07/2022

Semasc entrega certificado do curso de minibolos a alunas da "Casa Nossa Gente"

Por: Solange Santos

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), por meio da Gerência de Programas e Projetos, entregou na tarde desta sexta-feira (29) certificados do curso de minibolos a 20 alunas da “Casa Nossa Gente”.

Mulheres donas de casa, algumas já na terceira idade, puderam aprender novas receitas de bolos variados, oportunizando a cada uma delas a possibilidade de fazerem uma renda extra e até mesmo ser a principal fonte do próprio sustento.

“Nós iniciamos o curso na segunda-feira (25), encerrando hoje com 20 alunas. A princípio demos a oportunidade às idosas que temos aqui na casa e estendemos para o grupo de mulheres que temos aqui. Para mim foi uma realização poder acompanhar o andamento desse curso. Ver a motivação delas nos motiva também”, declarou a diretora da "Casa Nossa Gente", Laysa Nunes.

O curso de minibolos foi ministrado pelo gastrólogo João Carlos, que, além de ensinar durante toda a semana várias receitas, levou seu exemplo de vida, apresentando dificuldades que enfrentou em meio à pandemia e conseguiu superar com a venda dos bolos. Uma lição a mais para as alunas. Essa é a primeira turma do professor e que com certeza vai ficar na memória dele.

“Foi uma satisfação imensa, é meu primeiro minicurso por meio da Prefeitura de Mossoró. Fui convidado pela secretária Evanice para fazer esse trabalho nos equipamentos da Semasc. Fizemos esse curso em 5 dias, foram 15 tipos de bolos, com várias técnicas. Foi muito gratificante levar um pouco do meu conhecimento a essas mulheres. Preparei todo material com muito carinho para que elas possam preparar cada receita com poucos recursos e vender”, frisou.

A oficina de minibolos não levou apenas uma oportunidade de renda a essas mulheres, levou também autoestima e a certeza que é possível continuar acreditando no próprio potencial, na força que cada uma possui dentro de si.

“Depois desse curso vamos colocar em prática tudo que aprendemos. Estou orgulhosa com tudo que aprendi aqui. O professor, com sua história de vida e ensinamentos, nos incentivou a acreditar que éramos capazes”, disse a aluna Fernanda Gurgel.

Para a secretária Evanice Fernandes, esses momentos a inspira como titular da pasta a continuar buscando meios para levar mais oportunidade à população. Pois entende que projetos como esse mudam a vida das pessoas. “Aqui não é só aprender a fazer bolos, é transformação de vidas. É gratificante ver no olhar de cada uma, a alegria do que viveram aqui. Muitas vêm de suas casas tristes e quando chegam aqui trocam experiências, compartilham as histórias de vida. Esse convívio social transforma e traz mais sentidos a elas. Esse é o nosso objetivo, transformar vidas”, declarou.

A oficina de minicurso será realizada toda semana em um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), oportunizando que outras pessoas assistidas pelos equipamentos possam ter a mesma oportunidade. “Essa é a primeira turma desse primeiro ciclo de oficinas. Vamos levá-lo a outros equipamentos da Semasc. Nosso objetivo é possibilitar o aprendizado, gerando mais oportunidades de independência financeira, principalmente às mulheres”, frisou Jéfesson Medeiros, gerente de Programas e Projetos.