sexta-feira - 29/07/2022

NUCA Quixabeirinha discute empoderamento feminino e igualdade de gênero

Por: Maricelio Almeida

Integrando as atividades do Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, representantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Quixabeirinha se reuniram nesta sexta-feira (29), debatendo o tema “Empoderamento feminino e igualdade de gênero”. A roda de conversa, realizada na sede do CRAS, contou com a presença da atriz Tony Silva.

“São bem interessantes momentos como o que estamos vivendo aqui, porque a gente interage, conversa com os amigos e participa de atividades como essa conversa sobre empoderamento feminino e igualdade de gênero”, destacou a adolescente Ana Amélia, de 12 anos, líder do grupo do NUCA Quixabeirinha.

A orientadora social do CRAS e mobilizadora do NUCA, Camila Pinheiro, reforçou a importância da roda de conversa realizada nesta sexta-feira. “Estamos iniciando a execução do nosso Plano de Ação, dentro das temáticas propostas nos eixos do Selo Unicef. No tema hoje aqui tratado explicamos a importância da mulher e a igualdade dessa mulher em vários espaços, porque sabemos que a mulher precisa de muitas oportunidades, e muitas não conhecem o poder que possuem”, disse.

A atriz Tony Silva destacou que a troca de experiência com os adolescentes é gratificante. “Qualquer experiência que eu esteja vivendo sempre é um aprendizado, e beber na fonte da juventude é importante, porque eu vou fazendo conceitos da minha vida, são retalhos que vão ficar pregados em mim. É uma experiência muito bacana poder falar do empoderamento da mulher negra e falar sobre a igualdade de gênero”, relatou.

O encontro desta sexta-feira integra as ações da Articulação do Selo Unicef em Mossoró. “Estivemos no CRAS Quixabeirinha em momentos anteriores, discutindo a construção do Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, e agora estamos executando esse Plano, em atividades como rodas de conversas, trazendo profissionais que são referência em suas áreas de atuação para esses momentos com os adolescentes, que seguirão acontecendo até o final de ano”, pontuou a ouvidora-geral do Município e articuladora do Selo Unicef, Janaína Holanda, acrescentando:

“A conquista do Selo Unicef é a consequência de um trabalho bem-sucedido. O que nós queremos é que as ações voltadas às crianças e adolescentes sejam realmente efetivas. Então, para isso estamos trabalhando de maneira intensa para melhorar os nossos indicadores, tanto na área da Saúde, Assistência e Educação”, frisou.

Sobre o Selo Unicef

Ao aderir ao Selo Unicef, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Selo Unicef contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030. Ao fazer a adesão ao Selo Unicef, o município deve seguir a metodologia proposta para fortalecer as políticas públicas que sustentam os direitos de meninas e meninos, e garantir que isso aconteça de forma intersetorial e integrada.

Também é preciso que a participação social seja incentivada, garantindo o envolvimento dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescente e a participação de adolescentes. Cada ciclo do Selo Unicef dura quatro anos, acompanhando o período da gestão municipal.