quinta-feira - 06/11/2025
"Semana do Servidor": Alfredo Bispo tem 40 anos de serviço público em Mossoró
Por: Edinaldo Moreno
A Prefeitura de Mossoró realiza até esta sexta-feira (7) a 3ª edição da “Semana do Servidor Público”. A Secretaria de Comunicação (Secom) promove uma série intitulada “Servidores em Ação” para destacar a atuação dos servidores públicos efetivos do município. O projeto trará diversas histórias de funcionários públicos que dedicam sua vida a atender à população que diariamente busca os serviços ofertados. Na Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) serão contadas quatro histórias de servidores efetivos.
O projeto da Secom entrevistou o professor Alciomar Lopes, o engenheiro-agrônomo Edimar Teixeira, o auxiliar de serviços gerais Alfredo Bispo e a médica veterinária Allany Medeiros. Eles contaram como entraram no serviço público municipal e a satisfação de poder contribuir diariamente para o crescimento do município com o trabalho desenvolvido na municipalidade.
Nesta primeira reportagem, a Secretaria de Comunicação traz a história de Alfredo Bispo, que tem quatro décadas de serviços prestados à Prefeitura de Mossoró. Alfredo Bispo de Oliveira tem 63 anos e 40 anos de serviço público em Mossoró. Ele é natural da cidade de Governador Dix-sept Rosado e entrou na Prefeitura de Mossoró em meados dos anos 1980. Alfredo é servidor público lotado na Secretaria de Agricultura de Mossoró, como auxiliar de serviços gerais.
Alfredo Bispo contou que entrou na Prefeitura de Mossoró através de um mutirão realizado na gestão do então prefeito Dix-huit Rosado. A primeira experiência no município durou poucos dias. “Eu entrei através do um mutirão que o prefeito Dix-huit fez. Sou da cidade de Governador Dix-sept Rosado. Eu morava na zona rural e ouvindo pelo rádio um primo meu disse que ia ter um mutirão em Mossoró. Vim para cá e peguei uma fila muito grande. Falei com o prefeito a época. Ficamos 45 dias e eles colocaram a gente para fora”, disse Alfredo sobre essa primeira experiência no serviço público e acrescentando como conseguiu voltar a trabalhar na Prefeitura de Mossoró em seguida.
“Voltamos para Governador Dix-sept Rosado e dias depois encontramos um gerente de um terreno do prefeito da época, chamado Fausto Martin, sobre a gente ter sido mandado embora. Ele perguntou se a gente queria voltar a trabalhar de novo em Mossoró e dissemos que sim. E com poucos dias eu voltei”, disse Alfredo Bispo sobre o retorno.
Nesta segunda passagem, Alfredo disse que começou a trabalhar no calçamento. Depois passou por diversos mercados públicos no município, além de uma temporada no posto de combustíveis até chegar à Secretaria de Agricultura, onde está há seis anos.
“Comecei a trabalhar com calçamento e daí com o tempo surgiu uma vaga no Mercado Público Central. Em toda a minha vida fui gari. Depois passei para o Mercado da Cobal, da Carne e também fui para o posto de combustíveis. Trabalhei uma temporada lá e vim para a Secretaria de Agricultura trabalhar na limpeza. Faz seis anos que estou na Seadru”, disse afirmando ter muito prazer em ser servidor público.
“É um prazer muito grande, trabalhar no serviço público há 40 anos. Faço meu trabalho direitinho, acho bom e quero continuar. Mesmo com 40 anos de serviço público, quero continuar trabalhando. Isso é um impulso que dou para esses jovens que entram agora no mercado de trabalho. É meu desejo continuar todos os dias trabalhando”.
A "Semana do Servidor Público" é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Mossoró por meio da Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SEGEPE), em colaboração com as demais secretarias municipais, visando valorizar e reconhecer os profissionais que, com dedicação e compromisso, contribuem de forma efetiva para o funcionamento e aprimoramento dos serviços públicos oferecidos à população.