segunda-feira - 14/08/2023

“Semana do Bebê”: Prefeitura realiza palestras voltadas às gestantes e mães de bebês de até 1 ano

Por: Solange Santos

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou palestras no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Sumaré, voltadas às gestantes e mães de crianças entre 0 e 1 ano. Ações referentes à “Semana do bebê”, que faz parte da programação do mês da “Primeira Infância”.

“Com o objetivo de instruir, nossa ação de hoje foi voltada no primeiro momento às adolescentes para tratar da gravidez nessa faixa etária. E no segundo momento tivemos um diálogo com um bombeiro civil, que abordou sobre o cuidado com os primeiros socorros em bebês, voltado para as gestantes e mães de crianças de até 1 ano”, disse a visitadora do programa ‘Criança Feliz’, Eduarda Oliveira.

“As visitadoras do programa “Criança Feliz” fazem constantemente buscas em domicílio aqui no bairro e a adesão tem sido muito boa das mães, das crianças entre 0 e 6 anos e das gestantes que são assistidas pelo programa. A ação de hoje é mais uma forma que buscamos de levar conhecimento ao público que frequenta nosso equipamento”, ressaltou a diretora de CRAS Sumaré, Cinthia Rêgo.

Gerciane de Oliveira, que é mãe da pequena Anna Clara, de 10 meses, relata como tem sido importante as ações realizadas pela Semasc no CRAS Sumaré para o desenvolvimento da sua filha. “Acho muito importante essas ações que acontecem aqui no CRAS, também gosto muito de receber a equipe de visitadores na minha casa, tiram muitas dúvidas da gente. Uma vez eles levaram um brinquedo educativo e minha bebê de 10 meses conseguiu mostrar seu desenvolvimento, foi muito bom”, declarou.

O bombeiro civil Willian Hemerson apresentou noções básicas de primeiros socorros às mães com o objetivo de instruí-las em caso de emergências.

“É de suma importância os pais hoje em dia terem noções básicas de primeiros socorros. Existe uma lei que preza esse ensino de noções básicas de primeiros socorros, num setor tanto público quanto privado, onde existe o ensino, seja ele básico ou fundamental, bem como ambientes recreativos para crianças. Essa lei foi instituída baseada infelizmente em um cenário de morte, onde uma criança em um dos eventos da sua escola se engasgou com um pedaço de cachorro-quente e, infelizmente ninguém no ambiente escolar sabia fazer os primeiros atendimentos de desengasgo”, ressaltou Willian Hermeson.