segunda-feira - 14/08/2023

Prefeitura de Mossoró e “Tapera das Artes” levam música e cidadania a crianças da Rede Municipal

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró e a organização social sem fins lucrativos “Tapera das Artes”, de Aquiraz (Ceará), firmaram parceria com o objetivo de levar as atividades do programa cultural aos alunos da Rede Municipal de Ensino. Inicialmente, 250 crianças estão sendo atendidas pela iniciativa, que tem a música como fio condutor para o processo e desenvolvimento da cidadania.

As atividades estão sendo realizadas na Escola Municipal José Benjamim e na Unidade de Educação Infantil (UEI) Elineide Carvalho Cunha, ambas localizadas na região do Planalto 13 de maio. Na tarde desta segunda-feira (14), familiares e alunos da José Benjamim puderam conhecer ainda melhor como o programa vem sendo executado, a partir de uma mostra apresentada pela equipe do “Tapera das Artes”.

“Estamos aqui com uma pequena demonstração de como a ‘Tapera’ lida com a educação musical e de como ela interpreta a música e a arte.  É um espetáculo cênico-musical, que mistura palhaçaria e vários estilos, desde o tango ao forró, canções internacionais e muita diversão”, explicou Antônio Aramins, músico e educador.

Além de participarem de aulas de música, os alunos também têm à disposição oficinas em que produzem os próprios instrumentos, com materiais recicláveis, por exemplo. Somente na Escola José Benjamim, são 150 crianças diretamente envolvidas nas atividades, como destaca a diretora Noilza Alves.

“De início a gente está envolvendo 150 alunos, e hoje estamos recebendo aqui a companhia, que pediu para reunirmos as famílias e os alunos para mostrar um pouco desse trabalho, a importância do projeto na nossa escola”, frisou Noilza.

Nesta segunda-feira (14), ao final da apresentação dos educadores do “Tapera das Artes”, as crianças que formam o coral do projeto na Escola José Benjamim também soltaram a voz, encantando os pais e toda a comunidade presente. É o caso, por exemplo, de Norma Lúcia, mãe da pequena Maria Cecília, de nove anos.

“Ela está muito feliz, e bem ansiosa. O pai dela veio participar, ela nem sabe, vai ficar mais feliz ainda. Eu acho muito satisfatório para todas as crianças, estou gostando muito, faz super bem a todas elas. Sem falar que a escola está uma maravilha, eu estudei aqui quando criança e agora estou vendo minha filha estudar, na mesma escola que eu estudei, transformada”, comentou.

As crianças também eram só alegria antes, durante e após a apresentação. “Eu estou achando muito legal. Eu estou amando tudo isso. Já aprendi muita coisa”, afirmou Ana Raquel. “Nós já fomos para o teatro, apresentamos umas peças e foi muito bom”, relatou Pedro Gabriel. “A minha aula favorita é música. Faz mais ou menos cinco anos que eu já canto”, revelou Jaedson Soares. “Estou gostando do projeto, conheci vários instrumentos e o que eu mais gostei foi o tambor”, complementou Vitória Lohane.

AMPLIAÇÃO

A expectativa da organização “Tapera das Artes” é ampliar a presença do programa em Mossoró, alcançando, em breve, pelo menos mil alunos da Rede Municipal, como revela a presidente do conselho gestor da “Tapera”, Ritelza Cabral. “Essa nossa união vai fazer a diferença. A gente acredita que essas 250 crianças vão ser apenas uma semente de um processo mais ampliado, que a gente pretende em breve alcançar aqui em Mossoró um quantitativo de mil crianças beneficiadas”, pontuou, acrescentando:

“A Tapera das Artes iniciou a parceria com a Prefeitura de Mossoró de uma forma muito amigável. Somos uma instituição que tem uma tecnologia social diferenciada. Nós trabalhamos a arte de uma maneira integral. Então, as crianças que passam pela nossa experiência pedagógica, as vivências do programa, elas passam a ter um novo olhar sobre a vida. É uma experiência muito interessante porque a gente estimula desde a composição autoral, como também elas passam a confeccionar os próprios instrumentos”, enfatizou.

Durante a apresentação desta tarde, a coordenação da “Tapera” também anunciou a doação de instrumentos musicais de sopro para o coral da Escola Municipal José Benjamim. A culminância das atividades se dará com um espetáculo que será encenado ainda neste semestre no Teatro Dix-huit Rosado.

“Importante parceria com a ‘Tapera das Artes’, que começa a estender suas atividades para além do estado do Ceará. Uma instituição reconhecida mundialmente, trabalhando com a criança na perspectiva integral. É a Prefeitura de Mossoró preocupada não só com a educação formal, mas uma formação cidadã, sensível, inclusive, para as artes”, finalizou a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.