quinta-feira - 07/03/2024

“Semana da Mulher”: Prefeitura realiza programação no CRAS Barrocas

Por: Solange Santos

A Prefeitura de Mossoró realizou na tarde nessa última quarta-feira (6), mais um evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher. De forma interdisciplinar, as ações são realizadas entre as secretarias de Esporte, Saúde, Educação e Assistência Social, no Centro de Referência a Assistência Social (CRAS) Barrocas.

“No dia 4 realizamos a abertura do evento no Centro Administrativo, onde as secretarias da Assistência Social, Saúde, Educação e Esporte começaram a ofertar um serviço mais específico às mulheres usuárias dos serviços prestados nos equipamentos da Prefeitura. Temos muito o que comemorar nessa data tão especial alusiva às mulheres, porém, sabemos que há muito o que conquistar ainda”, declarou Marwyla Lima, gerente de produção social básica.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem ofertado durante toda essa semana de programação especial às mulheres, diversos atendimentos como: testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, ginástica laboral, vacinas entre outros.

“Esse é um mês muito importante, aonde estamos trabalhando ações para a saúde da mulher. Estamos proporcionando vários exames e outros serviços em prol da mulher. Todas as unidades básicas de saúde da zona urbana e zona rural, estão integradas trabalhando essa questão da prevenção. Estamos felizes com a participação das mulheres, usuárias dos nossos equipamentos”, pontuou a coordenadora da saúde da mulher, Suiann Costa.

Já a Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEMEJ) levou para as mulheres uma aula de hitbox, promovendo interação entre elas e incentivando-as a combaterem o sedentarismo.

“É uma semana muito importante, principalmente para mostrarmos as mulheres uma programação vasta que vai desde o cuidado com a saúde e ao mesmo tempo cuidado também com elas através do esporte, pois o esporte também é saúde. Hoje a Secretaria de Esporte e Juventude está trazendo aqui para o CRAS Barrocas, aula de hitbox, uma modalidade que cresceu muito aqui na região, uma espécie de treino com dança ao mesmo tempo interativa, que promove justamente a presença feminina e também o combate ao sedentarismo”, enfatizou a titular da pasta, Larissa Maciel.

As mulheres que são assistidas pelo CRAS Barrocas aprovaram a programação da “Semana da Mulher”.

“Estou gostando muito de participar desse evento, é muito bom para nós ficarmos sabendo mais das coisas que se passam conosco”, disse a dona de casa, Rogéria Oliveira.

“Acho muito importante esse evento, estou participando pela primeira vez e estou adorando. Além dos serviços que estão nos ofertando aqui, eu também estou tendo a oportunidade de conhecer outras mulheres e juntas realizarmos algumas atividades”, concluiu a dona de casa, Solange Santos.