quinta-feira - 07/03/2024

Prefeitura realiza cerimônia de acolhida aos novos residentes da área da saúde

Por: Thiago Braga

Na segunda-feira (4), a Prefeitura de Mossoró realizou cerimônia de acolhida aos novos residentes que atuarão na área da saúde do município. A solenidade foi realizada no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania. Cerca de 40 novos residentes participaram do evento.

Na cerimônia, participaram residentes dos Programas de Residência em Medicina da Família e Comunidade; Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade e Residência em Ginecologia e Obstetrícia.

As residências em saúde desempenham um papel crucial ao proporcionar qualificação em serviço aos profissionais de saúde, enquanto oferecem retorno tangível às comunidades locais, fortalecendo os atendimentos na atenção primária à saúde, e no Sistema Único de Saúde de forma geral. Como egressa da primeira turma de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade e partindo das minhas vivências, sinto-me imensamente honrada em poder contribuir com esse processo”, destacou Rita de Cássia, gerente executiva de Educação em Saúde do município.

Os Programas de Pós-Graduação em Residências em Saúde são realizados numa parceria entre Prefeitura de Mossoró e Universidade do Estado do Rio Grande Do Norte (UERN). “A parceria entre a UERN e a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró é essencial para fortalecer a relação ensino-serviço-comunidade, um pilar fundamental na formação e qualificação dos profissionais de saúde. Juntos, estamos construindo um futuro mais saudável e promissor para nossa comunidade. Parabenizo os novos residentes e agradeço a toda equipe gestora e aos profissionais de saúde pelo apoio contínuo no fortalecimento das atividades das residências em saúde, em especial aos preceptores”, declarou Ellany Gurgel, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN.

Andrea Taborda, coordenadora da Residência em Medicina da Família e Comunidade, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelas equipes. “As Residências em Saúde já completam mais de 10 anos no cenário de saúde de Mossoró. Além da contribuição para educação permanente dos profissionais que compõem a rede, as mesmas são responsáveis por uma resposta ampliada às demandas e necessidades de saúde da população. É um marco dentro da articulação ensino-serviço do município com objetivo final de qualificação dos cuidados prestados a população”, evidenciou.

“É fundamental a parceria da UERN e da Prefeitura Municipal de Mossoró, a Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade iniciada em 2015, já formou mais de 200 residentes, impactando na qualidade dos serviços de saúde e na formação continuada de Mossoró e região. Atualmente está em 8 unidades básicas de saúde, além de serviços e projetos importantes, como consultório familiar, ambulatórios, ambulatório LGBT, POP rua, hospital da mulher, dentre outros”, frisou Lucídio Clebson, coordenador da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade.

Durante essa primeira semana os residentes e preceptores participam da Semana de Imersão. O momento envolve diversas atividades para conhecer os serviços da saúde do município e, por conseguinte, a inserção dos mesmos nos locais que desenvolverão suas atividades.

Participaram da solenidade de acolhida: residentes; preceptores; diretores; coordenação dos Programas de Residência Médica e da Multiprofissional; Gerência da Educação em Saúde; UERN; corpo técnico da SMS; Secretaria de Saúde de Pau dos Ferros.