terça-feira - 14/04/2020

Segunda fase da Campanha de Vacinação contra Influenza inicia na próxima quinta-feira (16)

Encerra nessa quarta-feira, dia 15 de abril, a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a influenza, destinada a imunização de idosos e profissionais da área da saúde. E, a partir da próxima quinta-feira (16), a Prefeitura de Mossoró, através do Departamento de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, dará início a imunização dos indivíduos que fazem parte dos grupos prioritários a serem vacinados na segunda etapa da campanha.

O coordenador Municipal de Imunizações, Etevaldo de Lima, afirma que de acordo com a estimativa do Ministério da Saúde, nesta segunda etapa deverá ser imunizado um público de 21.521 indivíduos, e a Secretaria Municipal de Saúde deve receber ainda hoje um lote inicial com 10 mil doses. A segunda etapa da campanha segue até o dia 8 de maio.

Na segunda etapa deverão ser imunizados os dos profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, e com as alterações dos grupos prioritários, os funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (motoristas e cobradores) e trabalhadores portuários.

“É importante ressaltar, que nessa estimativa do Ministério da Saúde, não estão inclusos os profissionais das forças de segurança e salvamento. Também não estão contabilizadas as doses que serão destinadas para os caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (motoristas e cobradores) e trabalhadores portuários, que foram inseridos posteriormente no grupo prioritário para vacinação também na segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. No entanto, assim como na primeira etapa, o Ministério da Saúde deverá liberar o quantitativo de doses de acordo com a demanda de cada região, para que seja realizada a imunização de todo o público-alvo”, explica.

Etevaldo de Lima orienta ainda aos indivíduos presentes nos grupos prioritários a serem imunizados nesta etapa da campanha, que evitem aglomerações, seguindo as orientações dos profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro. “Vamos continuar tomando todos os cuidados necessários, mas é preciso que haja compreensão por parte da população, para diminuirmos os riscos de contaminação nesse momento de pandemia. Se houver filas, manter o distanciamento determinado, se a UBS estiver com um grande fluxo de pessoas, procurar retornar em outro momento, e não ir para a unidade caso esteja com sintomas de doenças respiratórias. Todas as pessoas dos grupos prioritários serão vacinadas”, alerta.