quarta-feira - 24/11/2021

Secretarias e Defur alinham ações para as próximas fiscalizações do Serviço de Inspeção Municipal

Por: Edinaldo Moreno

Reunião na manhã desta quarta-feira (24), na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM), que contou com a participação da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) e da Delegacia de Furtos e Roubos de Mossoró, teve como objetivo alinhar as ações para as próximas fiscalizações do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão vinculado a SEADRU, no combate à clandestinidade no abate de animais.

“O objetivo desta reunião foi fazer um alinhamento das instituições e secretarias para que as próximas ações da equipe do Serviço de Inspeção Municipal possam ser de uma forma mais coordenada e com resultados mais efetivos”, explicou o titular da Secretaria de Agricultura, Faviano Moreira.

“Nós definimos qual seria o modus operandi de cada instituição, de cada secretaria nas ações de fiscalização para que realmente a gente quando for fazer a abordagem nos estabelecimentos possa estar tudo dentro de uma forma que os resultados corretos e a gente consiga fazer o nosso trabalho”, acrescentou.

Representando a Polícia Civil, o titular da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR), Luiz Fernando, informou que a equipe está disponível para as próximas ações que necessitarem a presença da segurança pública.

“A equipe da Defur está disponível para participar desta fiscalização, operação que visa o abatimento clandestino de animais em Mossoró. O apoio será dado contínuo, inclusive, com a participação do delegado titular. Ficarei à disposição para quando convocado dar esse apoio e também fiscalizar junto com os órgãos municipais”, frisou.

SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural. O órgão é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal e vegetais minimamente processados.

O serviço visa promover a segurança alimentar, através de ações de saúde pública e combate à clandestinidade. A atuação do SIM inclui abate de animais e seus produtos, o pescado e seus derivados, mel e cera de abelha e seus derivados, leite, ovos e seus derivados, além dos vegetais minimamente processados.

As empresas com registro junto ao SIM têm vantagens em relação à concorrência com a produção legalizada de seus produtos no mercado consumidor. Além da garantia de qualidade, segurança alimentar e participação em programas governamentais oficiais de compra direta.